flores para todos

VÍDEO: nova fase de projeto da UFSM que auxilia o cultivo de flores chega a 16 cidades

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
Estatice na propriedade do agricultor Milton Cauzzo, produtor em Arroio Grande

Para promover a agricultura familiar e auxiliar produtores na introdução de cultivos florais de corte como fonte complementar de renda, a Equipe PhenoGlad das UFSM e a Emater iniciaram em julho a 6ª fase do projeto Flores para Todos no Rio Grande do Sul. Na Região Central, produtores de Júlio de Castilhos e Toropi participam da fase do projeto. 


Nesta etapa, participam 16 famílias rurais em 16 municípios, além de uma escola de Lagoa Vermelha, no nordeste do estado. O objetivo será a produção de hastes de gladíolos nas propriedades agrícolas para comercialização em novembro, no Dia de Finados. Com relação à escola, a ideia é utilizar as flores na decoração de eventos.

O plantio da flor - também conhecida como palma ou palma-de-Santa-Rita - ocorreu na primeira quinzena de julho. Ao todo, foram plantados 3,4 mil bulbos, o que representa a possibilidade de colheita de 6,8 mil hastes florais.

Onda de frio deve favorecer geada em Santa Maria nos próximos dias

Por causa da pandemia de Covid-19, a sexta fase do projeto segue uma série de protocolos sanitários e de distanciamento. De acordo com a coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM, Lilian Uhlmann, apenas o primeiro encontro foi presencial. Nele, os extensionistas da Emater passaram orientações às famílias e à escola sobre os manejos dos canteiros, cada um com 200 bulbos de quatro variedades.

- Foi uma excelente oportunidade, também, para agricultores e comunidade escolar conhecerem o aplicativo PhenoGlad Mobile RS, que auxilia de maneira muito fácil e intuitiva no planejamento do cultivo dos gladíolos, e traz recomendações e alertas em cada estágio de desenvolvimento da planta. Como não necessita de conexão à internet durante o uso, o app se sai bem até naquelas localidades mais isoladas - ressalta Lilian.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação
Produção de gladíolos

Segundo o professor Nereu Augusto Streck, com o andamento da sexta fase do Flores Para Todos no Rio Grande do Sul, a Equipe PhenoGlad e a Emater, já beneficiaram 78 famílias do campo, além de alunos e colaboradores de escolares rurais de 69 municípios gaúchos desde 2018, quando o projeto teve início. O grupo já realiza o estudo com quatro tipos de flores: gladíolos, estatices, girassol de corte e dália. 

- O girassol e a dália são as espécies mais recentes, em que estamos iniciando os estudos. Entendemos que com o projeto conseguimos despertar o interesse das crianças pelas plantas e também ajudar os agricultores a aumentar a renda - destaca o professor. 

As cidades contempladas nesta edição do projeto são:

  • Chapada
  • Frederico Westphalen
  • General Câmara
  • Herveiras
  • Júlio de Castilhos
  • Lagoa Bonita do Sul
  • Lagoa Vermelha (onde haverá a participação de um produtor e da Escola Estadual Técnico Agrícola Desidério Finamor)
  • Pantano Grande
  • Passa Sete
  • Passo Fundo
  • São Pedro da Serra
  • Segredo
  • Sobradinho
  • Toropi
  • Cachoeira do Sul
  • Tunas

AS FASES

  • 1ª fase - visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães em 2018. Foram cinco municípios participantes: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago
  • 2ª fase - produção das flores para o Dia de Finados em 2018, somando outras cidades e escolas rurais, como: Itaara, Formigueiro, São João do Polêsine, Tupandi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves), uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e uma Escola Técnica em Cachoeira do Sul. Ao todo, foram 14 produtores e três instituições de ensino. Nas duas primeiras fases do projeto foram produzidos aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo
  • 3ª fase - comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019. Foram 15 produtores contemplados de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul.
  • 4ª fase - produção para o Dia de Finados de 2019. Houve a participação de diferentes municípios dos quatro regiões do Estado. Na regional da Emater de Santa Maria, participaram: Restinga Sêca, Dilermando de Aguiar, Mata, São Sepé, Ivorá, Júlio de Castilhos e Cachoeira do Sul, além de algumas escolas
  • 5ª fase - comercialização no Dias das Mães de 2020, onde novamente houve a participação de municípios de diferentes regiões. No escritório regional da Emater de Santa Maria, foram quatro produtores beneficiados nos municípios de Silveira Martins, São Vicente do Sul, Cachoeira do Sul e Toropi, e três escolas rurais (em Faxinal do Soturno, na Escola Estadual São Domingos Sávio; Itaara, na Escola Municipal Alfredo Lenhardt e em Júlio de Castilhos, na Escola Estadual Carlos Gomes)
  • 6ª fase - teve início recentemente em 16 municípios gaúchos com foco na comercialização de flores para o Dia de Finados

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola suspende parte dos atendimentos após professora testar positivo para o novo coronavírus Anterior

Escola suspende parte dos atendimentos após professora testar positivo para o novo coronavírus

Próximo

Termina nesta quinta o prazo para inscrição na lista de espera do Prouni

Educação