santa maria

VÍDEO: duas escolas de Santa Maria estão no top 10 do Enem estadual

Carmen Staggemeier Xavier Dandara Flores Aranguiz

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Colégio Politécnico da UFSM é uma das instituições que aparece no top 10 da lista estadual do Enem

A cada ano, milhares de estudantes do Ensino Médio das escolas de Santa Maria passam por um dos processos de avaliação mais disputados do país. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, principalmente para as instituições públicas. E, para garantir o sucesso de seus alunos, as escolas adotam diferentes estratégias pedagógicas. O resultado dessas propostas aparece no ranking do Enem de 2018, elaborado pela Folha de S.Paulo. Neste ano, duas instituições de ensino da cidade aparecem na lista das 10 primeiras do Rio Grande do Sul: o Colégio Politécnico e o Colégio Riachuelo. 

Programa alemão oferece bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros

A partir dos dados obtidos pela Folha de S.Paulo, o Diário fez um levantamento das 20 escolas melhores classificadas em Santa Maria a partir das notas das provas do Enem de 2018. Entre as cinco primeiras do município, três são federais e duas são particulares. A média de pontuação dos alunos nas provas é superior a 620. Esse desempenho aponta o predomínio das escolas com sistema de seleção de alunos - o Colégio Tiradentes, que também tem ingresso por meio de processo seletivo, aparece na sexta posição. Em seguida, aparecem as instituições de ensino particulares que se enquadram nos critérios adotados pela Folha de S.Paulo para o levantamento.

EVOLUÇÃO
A primeira escola pública, que não precisa de processo seletivo para ingresso, aparece na 13ª posição do ranking municipal - o Colégio Estadual Manoel Ribas (Maneco). Em relação ao levantamento feito no ano anterior, com base nas notas do Enem de 2017, a instituição subiu seis posições. O resultado também ajudou a melhorar a posição de uma escola pública estadual na classificação geral. No ranking anterior, a melhor colocação tinha sido o 16º lugar, com a Escola Margarida Lopes. 

UFN vai realizar vestibular agendado para 9 cursos a distância

O desempenho dos candidatos de escolas públicas também melhorou em 2018 em relação ao ano anterior. O ranking atual conta com sete escolas da rede estadual, enquanto o levantamento de 2017 tinha apenas quatro. O fato de estar no ranking já é motivo de comemoração para algumas instituições, como é o caso da Escola Estadual Naura Teixeira Pinheiro, que aparece na 20ª posição (leia mais abaixo).

O LEVANTAMENTO

  • A metodologia - A Folha de S.Paulo tabulou os dados brutos do Enem 2018, divulgados pelo Ministério da Educação; só foram incluídos candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes estiveram do Enem, respeitada a participação mínima de 10 alunos
  • Foram consideradas - Escolas com pelo menos 61 estudantes no 3º ano do Ensino Médio, porque esse grupo se aproxima mais do universo de escolas brasileiras - na média, há 86 estudantes por instituição. Tabulação inclui alunos de ensino técnico
  • Foram excluídas - Escolas com menos de 10 estudantes do 3º ano no exame e/ou com menos de 50% do total de seus alunos na prova, seguindo critério adotado em anos anteriores pelo MEC. Alunos de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não foram considerados

TOP 10 DO RIO GRANDE DO SUL

POSIÇÃO NO ESTADOESCOLACIDADEPOSIÇÃO NO BRASIL
Colégio Evangélico Alberto Torres
Lajeado109
Colégio TiradentesIjuí122
Colégio Nossa Senhora AparecidaNova Prata150
Colégio PolitécnicoSanta Maria201
Colégio Tiradentes
Porto Alegre250
Colégio SinodalSão Leopoldo268
Colégio Martin LutherEstrela271
Colégio RiachueloSanta Maria293
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulFarroupilha304
10ºColégio Marista Nossa Senhora do RosárioPorto Alegre320

O segredo do Politécnico para o sucesso


No levantamento sobre o desempenho no Enem, o Colégio Politécnico, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), caiu três posições entre as escolas do Rio Grande do Sul - ranking que liderou nos últimos dois anos. A notícia, porém, não abalou o corpo docente da instituição, que figura há praticamente uma década entre os melhores no Estado.

- Não temos o foco no resultado, ele acontece. Não ficar em primeiro lugar não tem problema nenhum, pois, na verdade, sempre tivemos um cuidado bastante grande com o processo. Nosso segredo é muita aula, cobrança, leituras e atividades diversas - destacou Moacir Bolzan, diretor de ensino.

Os alunos do Ensino Médio do Politécnico têm aulas de segunda a sábado e, ainda, reforço no turno inverso. Além disso, a escola oferece viagens de estudo, gincana cultural com expressões artísticas e projetos de extensão. O crescimento estrutural, com a oferta de 16 cursos técnicos, quatro graduações e duas pós-graduações, também é um ponto favorável ao desempenho de alto índice, conforme a direção.

- Os professores atuam em vários níveis. Temos uma boa infraestrutura com laboratório de química, física e biologia, por exemplo, que é para os técnicos, mas que os alunos do Ensino Médio usufruem também. O professor que circula em diferentes níveis cria uma agilidade mental, inclusive, de adaptar e compreender as diferenças - salienta Bolzan.

Para o diretor do Politécnico, Valmir Aita, o desempenho no Estado e no município também é fruto da integração da comunidade escolar com a sociedade:

- O aluno que está aqui está inserido no ambiente universitário, e isso mexe com a autoestima dele. Transitar nesse meio dá uma bagagem muito importante para o aluno. O mais importante é olhar para trás e ver que não importa ser o primeiro, segundo ou terceiro, mas ver a qualidade do ensino que nos mantém nesse patamar louvável.

Planejamento e estrutura contribuem para o desempenho
Para o Colégio Estadual Manoel Ribas - o Maneco - o desempenho no Enem de 2018 foi o melhor já registrado. A instituição subiu seis posições no ranking municipal em relação ao levantamento de 2017. 

O desempenho, na avaliação da vice-diretora do turno da tarde, Tânia Marlene Costa Menegat, é resultado do trabalho que o grupo de professores vem desenvolvendo nos últimos anos.

- O planejamento envolve todos os anos do Ensino Médio, do primeiro ao terceiro, proporcionando uma continuidade nos conteúdos e no desenvolvimento do conhecimento de cada área - explica.

Um dos fatores que contribui para o aprendizado, dentro da escola, é a estrutura oferecida aos alunos. O Maneco conta com sala de informática, laboratórios de física, química e biologia, além de uma bem montada biblioteca. Segundo Tânia, esses espaços possibilitam maior interação entre os alunos, e deles com os professores.

A vice-diretora ressalta que, apesar do desempenho satisfatório no Enem e das dificuldades que as escolas públicas enfrentam, os estudantes buscam, também, aprovação em outras áreas, como os concursos militares.

- Além do Enem, nossos alunos almejam outras oportunidades, principalmente no mercado de trabalho. E isso faz com que se envolvam ainda mais nos estudos para conquistar seu espaço - finaliza Tânia.

Proposta voltada para o potencial de cada aluno traz resultados
O Colégio Riachuelo figura, novamente, no topo da lista das escolas particulares e na segunda colocação geral no ranking municipal do Enem. O desempenho, segundo a diretora, Andréa Oliveira Vieira, é resultado de uma proposta curricular que busca desenvolver no aluno uma rotina de estudo, ajudando a construir um hábito de aprendizado e a desenvolver seu potencial.

- As provas do Enem vão além do conhecimento. Elas requerem resistência física e emocional. Por isso, apostamos em uma metodologia que ajude o aluno a enfrentar esse e outros processos seletivos - explica Andréa.

Um dos diferenciais do Riachuelo é o apoio oferecido por meio de psicólogos e de uma orientadora educacional. Esses profissionais auxiliam na adoção de um sistema individual de estudo, contribuindo, segundo a diretora, para a autonomia intelectual de cada estudante.

- A nota deve ser uma consequência da sistemática de estudo, que envolve exercícios e a capacidade de superação de cada aluno - comenta.

A rede de apoio também conta com o incentivo da participação das famílias no processo de aprendizado, para não deixar o aluno "se acomodar".

20ª colocação entre as escolas da cidade é incentivo para o futuro


No ano passado, a Escola Estadual Naura Teixeira Pinheiro, localizada no Bairro São José, nem aparecia no ranking do Enem da cidade. Neste ano, o 20º lugar na lista é motivo de orgulho para a instituição.   

- Apesar de todas as limitações, sobretudo financeiras, nossos alunos têm esse desejo de prosseguir nos estudos. Esse resultado é um incentivo, pois nós não vamos nos contentar em estar só entre os 20. Queremos mostrar que é possível - comenta Alcimari Soares Pereira, supervisora da escola.

As estratégias são diversas: maior envolvimento com a comunidade, mostras pedagógicas, atividades externas, projetos e capacitação dos professores. Conforme a diretora, Jacqueline Gonçalves Severo, todo o corpo docente da escola tem se esforçado para ampliar as oportunidades aos alunos:

- Estamos reconquistando os espaços dentro da escola e fora dela. A universidade federal é nossa vizinha, e temos tentado mostrar isso a eles, com visitas a instituições de Ensino Superior para ampliar a visão de mundo.

Como a maioria dos alunos do Ensino Médio também trabalha, o desempenho no Enem é considerado um bom resultado.

RANKING DE SANTA MARIA

Colégio Politécnico (federal)

Posição (Brasil)201
Posição (Estado)4
Média em provas objetivas660,94
Média na redação803,13

Colégio Riachuelo (particular)

Posição (Brasil)293
Posição (Estado)8
Média em provas objetivas653,77
Média na redação814,62

Colégio Marcopolo (particular)

Posição (Brasil)634
Posição (Estado)23
Média em provas objetivas637,19
Média na redação748

Colégio Militar de Santa Maria (federal)

Posição (Brasil)641
Posição (Estado)24
Média em provas objetivas636,88
Média na redação712,09

Colégio Industrial de Santa Maria (federal)

Posição (Brasil)1098
Posição (Estado)36
Média em provas objetivas623,93
Média na redação694,12

Colégio Tiradentes (estadual)

Posição (Brasil)1802
Posição (Estado)60
Média em provas objetivas607,89
Média na redação865,58

Colégio Antônio Alves Ramos (particular)

Posição (Brasil)2072
Posição (Estado)71
Média em provas objetivas602,22
Média na redação778,33

Colégio Nossa Senhora de Fátima (particular)

Posição (Brasil)3781
Posição (Estado)126
Média em provas objetivas575
Média na redação627,27

Colégio G10 (particular)

Posição (Brasil)3902
Posição (Estado)131
Média em provas objetivas573,51
Média na redação637,39

Colégio Franciscano Sant'Anna (particular)

Posição (Brasil)4012
Posição (Estado)135
Média em provas objetivas571,84
Média na redação641,33

Colégio Coração de Maria (particular)

Posição (Brasil)4213
Posição (Estado)143
Média em provas objetivas568,94
Média na redação721,82

Instituto São José (particular)

Posição (Brasil)5058
Posição (Estado)176
Média em provas objetivas556,48
Média na redação561,84

Colégio Estadual Manoel Ribas (estadual)

Posição (Brasil)5066
Posição (Estado)177
Média em provas objetivas556,38
Média na redação567,32

Colégio Adventista de Santa Maria (particular)

Posição (Brasil)6162
Posição (Estado)241
Média em provas objetivas542,01
Média na redação619

Escola Estadual Maria Rocha (estadual)

Posição (Brasil)6165
Posição (Estado)242
Média em provas objetivas541,95
Média na redação542,47

Escola Estadual Cilon Rosa (estadual)

Posição (Brasil)6171
Posição (Estado)243
Média em provas objetivas541,87
Média na redação525,38

Escola Estadual Margarida Lopes (estadual)

Posição (Brasil)6360
Posição (Estado)258
Média em provas objetivas539,73
Média na redação551,36

Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (estadual)

Posição (Brasil)6601
Posição (Estado)276
Média em provas objetivas536,51
Média na redação536

Escola Estadual Erico Veríssimo (estadual)

Posição (Brasil)7214
Posição (Estado)322
Média em provas objetivas529,09
Média na redação560

Escola Estadual Naura Teixeira Pinheiro (estadual)

Posição (Brasil)8675
Posição (Estado)423
Média em provas objetivas511,21
Média na redação450

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pró-reitora de Graduação fala sobre sua trajetória na UFSM Anterior

Pró-reitora de Graduação fala sobre sua trajetória na UFSM

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira Próximo

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Educação