UFSM terá primeira turma de ingressantes pelo Processo Seletivo Seriado em 2026

Marina Brignol e Carmen Staggemeier Xavier

UFSM terá primeira turma de ingressantes pelo Processo Seletivo Seriado em 2026

Foto: Beto Albert (Diário)

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá ingresso de alunos pelo PSS3, etapa final do Processo Seletivo Seriado (PSS), criado em 2023. A turma que entra em 2026 marcará a conclusão do ciclo avaliativo — com provas anuais no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, vinculadas ao mesmo candidato.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A UFSM oferece 2.003 vagas para candidatos aptos a realizar a última etapa. As vagas estão distribuídas entre os campi de Santa Maria (1.610), Cachoeira do Sul (160), Frederico Westphalen (132) e Palmeira das Missões (101). De acordo com a listagem geral de inscrições homologadas, o PSS 3 reúne cerca de 1.348 inscritos, número menor que o total de vagas.

O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, explica que esse número está dentro do esperado, uma vez que, em 2024, na primeira etapa, foram 3.051 candidatos e, na segunda, em 2025, 2.280 participantes.
– Se observarmos os números de inscritos no PSS1 de 2024 para cá, estamos em uma crescente. Claro que da primeira até a última etapa há uma tendência de redução, por motivos como desistência ou reprovação na escola – explica o pró-reitor.
O sucesso desse processo seletivo, que recebe 40% das vagas dos cursos de graduação, pode ser visto na evolução das inscrições em cada ciclo. Se em 2024 foram 3.051 candidatos no PSS1, no ano passado, foram 4.324. Em 2026, são 5.059 estudantes participando da primeira etapa.

Estratégias

Para o pró-reitor, essa crescente no número de participantes se deve, em parte, à sistemática de divulgação do processo, que, neste ano, teve início em junho. Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aproveita eventos como o Descubra UFSM para reforçar a importância dessa modalidade de ingresso.
– Outra estratégia diz respeito às trilhas no Rio Grande do Sul, em que visitamos escolas para divulgar o processo seletivo que, junto com o vestibular, passa a ser uma das principais portas de acesso ao Ensino Superior público e de qualidade – comenta Tybusch.

Os cursos mais procurados

A Pró-Reitoria de Graduação divulgou, nesta quarta-feira (17), os cursos mais procurados pelos candidatos do PSS3. Assim como no Vestibular, Medicina é o curso com maior número de inscritos.

  • Medicina – 230 inscrições
  • Direito (diurno) – 80
  • Medicina Veterinária – 73
  • Psicologia – 73
  • Fisioterapia – 68
  • Ciência da Computação – 56
  • Farmácia – 53
  • Direito (noturno) – 49
  • Agronomia – 47
  • Odontologia – 47

Provas

As provas do PSS 2026 ocorrerão nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, em 12 municípios: Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.


Quadro de horário das provas do Processo Seletivo Seriado

PSS 1

10 de janeiro de 2026

13h30 às 16h30

PSS 2

11 de janeiro de 2026

8h às 11h

PSS 3

11 de janeiro de 2026

13h30 às 18h30


Como funciona o PSS3

O PSS3, aplicado ao final do 3º ano, é o único que gera ingresso na universidade, mas só é validado para quem participou do PSS1 e PSS2 e estiver regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio.

A prova reúne:

  • Escolha do curso no ato da inscrição
  • Redação
  • 40 questões objetivas

A redação equivale a 10 acertos adicionais ao escore final. Quem obtiver nota inferior a 3,0 na redação é eliminado do processo. Após essa etapa, os candidatos são classificados pela média final e concorrem primeiro na Ampla Concorrência. Se não houver nota suficiente, passam a concorrer às vagas reservadas pelo Sistema de Cotas, conforme definido pela Lei n.º 12.711/12 e suas regulamentações.


O que muda na preparação para quem opta pelo PSS

Nos cursinhos preparatórios, o modelo já provoca mudanças. Segundo Jader Escobar, professor de história e diretor do Totem Vestibulares, a procura de alunos pelo cursinho voltada ao PSS aumentou significativamente em 2025. Para ele, a adesão cresce à medida que estudantes, famílias e escolas entendem o funcionamento gradual do processo. O diretor avalia que o Processo Seletivo Seriado se torna mais acessível porque o candidato concentra estudos anuais, em vez de revisar conteúdos dos três anos simultaneamente, como ocorre no Vestibular e no Enem. Ele também destaca que o percentual de vagas destinadas ao PSS é maior, o que reforça o interesse pelo modelo.

— A vantagem do PSS sobre o vestibular permeia dois grandes pontos: o percentual de vagas é maior para os vestibulandos do PSS e a prova seriada se torna mais acessível ao estudante, pois ele consegue fazer de forma gradual concentrando assuntos de apenas um ano — relata Escobar.

O movimento também é percebido na rede pública. O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, José Luis Viera Eggres, avalia o PSS como uma ótima alternativa e conta que as escolas registram maior engajamento dos estudantes do Ensino Médio.

— Consideramos muito positiva essa possibilidade de ingresso seriado. Muitos alunos se inscreveram, estamos até levantando os números junto às escolas. É uma oportunidade ímpar, que permite mais foco nos conteúdos de cada ano e se torna um veículo importante de acesso ao ensino superior — afirma.

Mesmo com o Processo Seletivo Seriado ganhando força, a UFSM continua ofertando o ingresso por meio do Enem e do Vestibular. Para mais informações do PSS, acesse ao edital aqui


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM terá primeira turma de ingressantes pelo Processo Seletivo Seriado em 2026 Anterior

UFSM terá primeira turma de ingressantes pelo Processo Seletivo Seriado em 2026

UFSM é a única instituição gaúcha contemplada no 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS Próximo

UFSM é a única instituição gaúcha contemplada no 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS

Educação