Santa Maria terá mais quatro escolas com turno integral em 2024

Santa Maria terá mais quatro escolas com turno integral em 2024

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O ano letivo da rede estadual de educação, que terá início em 19 de fevereiro, contará com mais cinco escolas de Ensino Fundamental e Médio com funcionamento em tempo integral em Santa Maria e região. A ampliação é uma das metas do governo do Estado, que pretende, até 2026, fazer com que 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública atendam alunos durante os turnos da manhã e tarde.

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Das 103 escolas de 23 municípios da Região Central que integram a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 10 já oferecem turno integral para crianças e adolescentes. Agora, com mais cinco, ampliará em 50% o número de instituições neste modelo. Em Santa Maria, as novas escolas que oferecerão turno integral são: Escola Básica Estadual Cícero Barreto, Instituto Estadual Padre Caetano, Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi e Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha.

Na região, uma escola do município de São Francisco de Assis também será contemplada. Além disso, escolas de Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos e São Sepé já contam com a modalidade. 

De acordo com o coordenador da 8ª CRE, José Luis Eggres, a adoção do ensino em tempo integral exige preparação, especialmente dos professores que estarão à frente das mudanças.  

– É todo um trabalho diferenciado de protagonismo juvenil que busca colocar o aluno no centro do processo. Então, os professores precisam estar muito focados para que a gente possa implementar de forma robusta e eficiente essa modalidade de ensino na rede estadual. Os professores que trabalharem nas escolas de tempo integral terão dedicação exclusiva, com lotação de 40h, o que é um desejo antigo da categoria. O objetivo é que o professor possa se dedicar tanto à formação quanto à integração, que tem que acontecer de forma muito efetiva para que o método funcione – explica.

Escolas de Santa Maria com turno integral

  • Escola Básica Estadual Cícero Barreto (Ensino Médio e anos finais Fundamental)
  • Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda – CIEP (Ensino Médio e anos finais Fundamental)
  • Escola Básica Estadual Érico Veríssimo (Ensino Médio e anos finais Fundamental)
  • Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão (Ensino Médio e anos finais Fundamental)
  • Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Reis (Ensino Médio e anos finais Fundamental)
  • Escola Estadual de Ensino Médio Dr Walter Jobim (Ensino Médio e anos finais Fundamental)
  • Escola Estadual de Ensino Médio Profª. Maria Rocha (Ensino Médio)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha (Anos Iniciais)
  • Instituto Estadual Padre Caetano (Ensino Médio)
  • Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi (Ensino Médio e anos finais Fundamental anos finais)
  • Colégio Tiradentes Santa Maria

Escolas da região com turno integral

  • Cacequi (Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araujo)
  • Jaguari (Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski)
  • Júlio de Castilhos (Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra)
  • São Sepé (CIEP Francisco Brochado da Rocha)
  • São Francisco de Assis (Instituto Estadual de Educação Salgado Filho, São Francisco)

Como funciona

O modelo começou a ser implantado no Rio Grande do Sul em 2018, quando 18 escolas passaram a ofertar a modalidade. O projeto avançou pelo Estado e, em 2024, alcançará 276 instituições de Ensino Fundamental e Médio. A proposta de aulas em turno integral foi um dos eixos do Marco Legal da Educação apresentado pela Assembleia Legislativa em outubro para melhorar o ensino no Estado.

Na prática, a matriz curricular própria do ensino integral oferece nove horas de aulas diárias, que totalizam 1,5 mil horas de atividades por ano. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a jornada diária aumenta de 4h30min para 9h.

A mudança maior está no modelo pedagógico que busca promover uma formação integral do estudante. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, além do currículo básico de estudos, a proposta agrega componentes sobre qualificação profissional, mundo do trabalho, tecnologias digitais e protagonismo juvenil.

Na prática

A Escola Estadual Walter Jobim, localizada no Bairro Itararé, conta com o ensino em turno integral nos anos do Ensino Médio e, agora, passará a adotar o modelo nos anos finais do Ensino Fundamental. Para a diretora da instituição, Edinara Quinhones Lombardo, a implantação do novo modelo é um trabalho que trará resultados ao longo da formação do estudante.

– Tudo que é diferente causa uma resistência no início, tanto do aluno quanto do professor, os quais, muitas vezes, estão atrelados àquele modelo tradicional das disciplinas. Mas essa nova proposta, com uma carga horária maior, permite que haja tempo para que se trabalhe todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento do aluno – afirma.

Uma das preocupações apontadas pela diretora é em relação à evasão dos jovens que conciliam estudos e trabalho e, por precisarem contribuir com a renda da família, acabam não se adequando ao modelo de tempo integral. Uma das estratégias do Estado para impedir o abandono escolar é o programa Todo Jovem na Escola, que disponibiliza auxílio financeiro aos alunos de baixa renda com base na frequência escolar.

Investimento

Na última semana, o governo do Estado repassou cerca de R$ 100 milhões para as 2,3 mil instituições da rede estadual. O investimento deve ser destinado à melhoria da infraestrutura das escolas estaduais e expansão do programa. Nos últimos dias, o governo do RS também anunciou a nomeação de 1.542 professores efetivos para atuarem na rede estadual. 

Matrículas abertas

As matrículas para o ano letivo de 2024 no ensino público estadual, inclusive para as vagas de turno integral, devem ser realizadas até 17 de janeiro. 

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