educação premiada

Projetos premiados levam alunos de quatro escolas de Santa Maria para Portugal

Da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

Por meio do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco), quatros escolas de Santa Maria, três da rede municipal e uma da particular, foram convidadas a participar de um intercâmbio de pesquisa em Portugal. Na última terça-feira, uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação e representantes das instituições estiveram em Canoas, onde participaram de um seminário instrutivo para garantir a participação dos projetos desenvolvidos nas escolas em solo europeu. O evento foi coordenado pela relatora do PEA-Unesco e tutora da Awishe Brasil, professora Sueli Matos.

Escola Intendente Manoel Ribas ganha selo da Unesco

Os colégios que tiveram os projetos aprovados para o intercâmbio são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro, José Paim de Oliveira e Chácara das Flores, além da Escola Santa Catarina.

- As escolas foram escolhidas, pois os projetos se enquadraram nos quatro eixos da Unesco (problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural). Alunos e professores poderão ir a Portugal para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de Santa Maria. É o trabalho dos professores e dos alunos desenvolvido em sala de aula sendo valorizado - afirma Elhonara Diniz Ribeiro, coordenadora do programa PEA-Unesco.

Escola Pão dos Pobres recebe selo da Unesco

De acordo com Elhonara, pelo menos um aluno e um professor de cada escola terão a oportunidade de integrar a equipe na viagem.

O intercâmbio está programado para acontecer de 28 de setembro a 12 de outubro de 2019, em diversas cidades portuguesas. A partir de agora, as escolas selecionadas precisam transformar os projetos em artigos científicos em inglês e português e enviar a pré-inscrição até o dia 20 de dezembro. O prazo para encaminhar os artigos para Portugal é 30 de agosto de 2019.

VISITA PORTUGUESA
Em setembro de 2017, oito pessoas da Association for World Innovation in Science and Health Education (Awishe) - Associação Mundial para Inovação em Ciência e Saúde Educadional - de Portugal, estiveram em Santa Maria para participar do 2º Encontro Nacional de Treinamento e Formação dos Professores e Tutores de Comunidades e Aprendizagem Colaborativa, incluindo a presidente da Awishe, Sônia Ferreira. Na ocasião, os portugueses tiveram o primeiro contato para conhecimento dos projetos.

PRÊMIO UNESCO
No último mês de setembro, oito colégios de Santa Maria foram selecionados para receber o selo do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Sete dessas instituições são da rede municipal: Altina Teixeira, Vicente Farencena, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Chácara das Flores, José Paim de Oliveira, Pão dos Pobres e Intendente Manoel Ribas, e ainda a Escola Santa Catarina, que é da rede privada.

*Com informações da prefeitura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgada relação de candidato por vaga e locais de prova do vestibular da UFN Anterior

Divulgada relação de candidato por vaga e locais de prova do vestibular da UFN

OUÇA: tecnologia e fake news são temas de debates na UFSM Próximo

OUÇA: tecnologia e fake news são temas de debates na UFSM

Educação