em 2021

Processo seletivo do Colégio Politécnico poderá ser por meio de sorteio

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

O processo seletivo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o ano letivo de 2021 poderá ser realizado por meio de um sorteio. A informação foi confirmada pela direção da escola à reportagem do Diário. Esse sorteio seria realizado de forma online, ainda sem detalhes, que seriam definidos a partir de um edital. Conforme o professor e diretor do Politécnico, Valmir Aita, a decisão foi tomada após reunião em um conselho, e todo o processo pode ser realizado de forma virtual.

- Esta opção é a única que temos. Fazer um processo presencial com o envolvimento de mais de mil pessoas seria uma irresponsabilidade. E não existe processo a distância que seja seguro - afirma o diretor.

Colégio Tiradentes oferece 110 vagas na região

Conforme Aita, as inscrições serão gratuitas, e o sorteio, dividido conforme a destinação do total de 35 vagas nas respectivas cotas. Tradicionalmente, as vagas eram destinadas aos melhores colocados em uma prova objetiva sediada na UFSM. O diretor ressente a ausência da avaliação para o próximo ano:

- É lamentável fazer um processo que não avalia o mérito das pessoas, mas não dá para colocar vidas em risco, nem mesmo fazer as provas de uma forma que poderiam burlar o processo - justifica Aita.

CAUTELA
Questionado sobre a possibilidade da seleção via sorteio, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, afirma que a situação ainda está em análise.

- É uma discussão existente, mas ainda julgamos como não definitiva e um tanto quanto prematura por conta do cenário a se desenhar - explica o reitor.

Ao contrário da afirmação de Aita, de que o sorteio seria a única opção, Burmann acredita que esta seria a última alternativa:

Abertas inscrições de curso para jovens que querem entrar no mercado de trabalho

- Temos um caminho longo a percorrer até projetar o início do próximo ano e teremos tempo hábil para tratar do processo seletivo adequado. O sorteio seria o último recurso. É uma discussão inicial no nível das unidades, que têm seus méritos e suas razões, mas precisamos olhar o processo como um todo.

A professora Carla Mano, responsável por um curso preparatório na cidade, avalia a decisão como "irresponsável" e "desrespeitosa":

- Nós temos a iniciativa, a atitude, de duas das melhores escolas do Brasil, o Colégio Militar e o Tiradentes, que com todo o cuidado e respeito ao momento pandêmico, vão realizar as provas, seguindo todo protocolo e cuidados, mostrando que é possível. É um retrocesso, falta de respeito a todos os alunos que se preparam para a seleção. São alunos que se esforçam muito para conseguir essas vagas, e nós acompanhamos muito bem esse processo. Então, fazer por sorteio, agora, é sem sombra de dúvidas um desrespeito - diz a professora.

Jornada Acadêmica virtual da UFSM tem mais de 4 mil trabalhos inscritos

PRAZOS
Caso aprovado o método de sorteio, o edital com regras e o cronograma deve ser divulgado somente no início do ano que vem. A expectativa é poder publicá-lo quando houver certeza de datas sobre o retorno das aulas do Ensino Médio e Técnico. O maior desafio é, no entanto, a defasagem entre as duas modalidades. Conforme a direção, o ensino técnico exige mais aulas presenciais, e por isso teve o calendário mais atrasado do que o do Ensino Médio.

Além do Politécnico, o diretor confirmou que o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), também situado na UFSM, poderá realizar a seleção no mesmo formato. Ainda assim, as duas escolas manterão uma prova escrita pronta em caso de retomada das atividades normais e controle maior da pandemia. O Diário entrou com contato com a direção do CTISM para confirmar a informação, mas não teve retorno. No entanto, Burmann afirmou que há uma "discussão existente nas duas unidades". 

IFFAR
No Instituto Federal Farroupilha (IFFar), o ingresso de estudantes para o primeiro semestre de 2021 será por meio de sorteio público. A mudança foi aprovada pelo Conselho Superior do IFFar em maio. As inscrições serão abertas ainda neste ano, em novembro. O edital com o cronograma completo e demais informações será divulgado em breve. 

Em nota, a instituição afirmou que "dada a situação em que vivemos, a opção pelo sorteio é uma alternativa mais democrática e menos danosa à comunidade e aos futuros estudantes impactados pelo contexto pandêmico". 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unipampa tem 685 vagas para duas cidades da região Anterior

Unipampa tem 685 vagas para duas cidades da região

Próximo

Colégio Tiradentes oferece 110 vagas na região

Educação