Ministro da Educação confirma criação de campus do IFFar em Santa Maria

Ministro da Educação confirma criação de campus do IFFar em Santa Maria

Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou durante visita a Santa Maria, nesta quinta-feira (21) que o município terá um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Segundo ele, a negociação com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), proprietária do espaço, já está encaminhada e deve ser oficializada ainda neste ano. A expectativa é que as primeiras turmas comecem a ter aulas já em 2026.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


De acordo com Santana, o termo de acordo entre as instituições está consolidado, restando apenas a formalização documental. 


– Não é possibilidade (de ter um campus), vai ser uma realidade em pouco tempo. O Instituto Federal já acordou, a Ulbra já acordou. Queremos concretizar a negociação ainda este ano para que os cursos possam ser ofertados a partir do próximo ano – afirmou o ministro.


O novo campus do IFFar em Santa Maria deve ter uma estrutura ampla, com potencial para receber centenas de estudantes em diferentes cursos. Conforme o ministro, a reitora do instituto, Nídia Heringer, e sua equipe técnica já realizaram vistorias no local, e há possibilidade de reformas para adequar os espaços às necessidades acadêmicas.


Com a confirmação, Santa Maria passará a contar com mais uma instituição de ensino federal, ampliando a oferta de vagas na educação técnica e superior e fortalecendo o papel da cidade como polo educacional no Rio Grande do Sul.


IFsul em Rosário do Sul

Na quarta, durante agenda em Porto Alegre, o ministro confirmou a instalação de um novo campus do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.


A intenção do Ministério da Educação (MEC) é anunciar a criação do campus ainda no segundo semestre de 2025. Com isso, ainda não foi definido se var ser um prédio comprado ou uma construção, e, nesse caso, se usarão de prédios provisórios para antecipar o início das aulas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em assembleia, professores municipais decidem por paralisações pontuais Anterior

Em assembleia, professores municipais decidem por paralisações pontuais

Sinprosm entregará carta sobre situação dos professores ao ministro da Educação nesta quinta-feira Próximo

Sinprosm entregará carta sobre situação dos professores ao ministro da Educação nesta quinta-feira

Educação