Pré-vestibular popular abre inscrições para turmas de 2026 em Santa Maria

Pré-vestibular popular abre inscrições para turmas de 2026 em Santa Maria

Foto: Arquivo Diário

Estão abertas as inscrições para o Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), cursinho da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa é voltada a estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e busca ampliar o acesso ao ensino superior por meio de aulas gratuitas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O prazo de inscrições começou em 20 de fevereiro e segue até o dia 14 de março. Após esse período, o cursinho mantém inscrições abertas ao longo do ano para preenchimento de vagas remanescentes.

Os interessados podem se inscrever de forma online, por meio do Instagram do cursinho, onde estão disponíveis o edital e o formulário, ou presencialmente na antiga reitoria da UFSM, na sala 112.


Quem pode participar

Segundo a coordenação, podem participar estudantes do ensino médio – incluindo, neste ano, alunos do primeiro ano – e também pessoas que já concluíram essa etapa. A prioridade é para estudantes da rede pública, mas candidatos da rede privada com bolsa integral também podem ser contemplados em caso de vagas disponíveis.

O curso oferece disciplinas alinhadas às exigências do Enem, vestibulares e processo seletivo seriado, além de atividades complementares. Entre elas, estão iniciativas nas áreas de teatro e música, além de equipes voltadas à educação especial, apoio multidisciplinar e acompanhamento psicossocial.


Início das aulas

Antes disso, entre os dias 16 e 20 de março, será realizada a Semana Popular, com atividades de acolhimento e apresentação da proposta pedagógica do projeto.

O cursinho funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com três períodos por noite, além de atividades extras aos sábados. Em 2026, serão ofertadas quatro turmas, com 120 vagas iniciais e possibilidade de vagas remanescentes ao longo do ano.


Pré-Universitário Popular Alternativa

O PUPA é um projeto criado em 2000, vinculado como extensão à Universidade Federal de Santa Maria. A iniciativa surgiu a partir do movimento estudantil, em resposta à dificuldade de acesso ao ensino superior e à expansão de cursinhos privados.

Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, o programa atende estudantes que não têm condições de arcar com cursos preparatórios pagos, oferecendo educação gratuita com base em princípios da educação popular.

O corpo docente é formado majoritariamente por educadores voluntários, entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais já formados. A proposta pedagógica busca desenvolver pensamento crítico e metodologias que valorizam o diálogo, em contraste com modelos tradicionais de ensino.


Acesso à educação

A coordenadora do cursinho, Vitória Carolini Ferraz, 24 anos, destaca o impacto da iniciativa:

– Como temos justamente um público que carece de cursinho, muitas vezes sem condições de arcar com os custos, a gente gera essa acessibilidade para a população de Santa Maria.

Foto: Arquivo Pessoal

Segundo ela, o projeto tem registrado altos índices de aprovação, com estudantes ingressando em cursos de graduação, ensino técnico e especializações, tanto em Santa Maria quanto em outras cidades do Rio Grande do Sul.

A proposta, conforme a coordenação, vai além da preparação para provas. O cursinho atua como ferramenta de mobilidade social, possibilitando que muitos alunos sejam os primeiros de suas famílias a ingressar no ensino superior.


Serviço

Inscrições: de 20 de fevereiro à 14 de março

Como se inscrever: online (Instagram do cursinho) ou presencialmente na antiga reitoria da UFSM, sala 112

Início das aulas: 23 de março

Semana Popular: de 16 a 20 de março

Horário das aulas: 19h às 22h (segunda a sexta) e atividades aos sábados

Vagas: 120 iniciais, com possibilidade de remanescentes


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pré-vestibular popular abre inscrições para turmas de 2026 em Santa Maria Anterior

Pré-vestibular popular abre inscrições para turmas de 2026 em Santa Maria

Rede municipal inicia ano letivo com mais de 20 mil alunos na próxima segunda-feira Próximo

Rede municipal inicia ano letivo com mais de 20 mil alunos na próxima segunda-feira

Educação