Campus do IFFAR deve ocupar estrutura utilizada pela Ulbra, afirma reitora do Instituto

Campus do IFFAR deve ocupar estrutura utilizada pela Ulbra, afirma reitora do Instituto

A reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) Nidia Heringer, em entrevista ao programa Bom dia, Cidade, na rádio CDN 93.5 FM, na manhã desta terça-feira (3), afirmou que a prefeitura de Santa Maria deve apresentar projeto à Câmara de Vereadores para que novo campus do Instituto ocupe a estrutura ocupada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que está há 20 anos na BR-287. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Expectativa é que esse encaminhamento, por parte da prefeitura, ocorra ainda na tarde desta terça. De acordo com a reitora, isso é uma exigência do Ministério da Educação (MEC), que neste mês deve dar continuidade às tratativas aos investimentos relacionados a consolidação das unidades existentes e mobilizar os municípios que pretendem receber um campus de instituto federal, a partir dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), que estão em fase final de planejamento.


– Algumas unidades da Ulbra foram colocadas à disposição de interessados, uma vez que a Universidade deseja deixar aquele lugar e atuar em um novo espaço. É válido reforçar que eles não vão encerrar suas atividades em Santa Maria. Como a oferta desses espaços está em processo e a prefeitura cedeu, há 20 anos, aquele lugar, com uma clausula de reversão, o MEC está interessado no espaço e a prefeitura faz o movimento de reverter essa doação e havendo a contrapartida do MEC para a Ulbra, aquele espaço para ser do Instituto Federal Farroupilha – explicou a reitora.

A cláusula de reversão, que está no contrato entre instituição e prefeitura, determina que, caso a Ulbra saia daquele espaço, ele automaticamente retorna para a prefeitura. 



Atendimento a comunidade 

expectativa é que a unidade já possa estar em funcionamento no segundo semestre de 2024. Ainda segundo a reitora, essa implantação deve gerar pelo menos 1.400 vagas gratuitas para alunos na cidade, além de contar com 70 professores e 45 técnicos.


Com seu repertório de cursos técnicos, a previsão da gestão do Instituto e da prefeitura é uma aproximação com a população, em especial, os moradores do entorno. O local fica BR 287, no trevo Maneco Pedroso, bairro Boca do Monte, próximo a vários núcleos populacionais como Tancredo Neves e Nova Santa Marta.  A instituição também disponibiliza cursos de graduação. 

Debate na Câmara 

Nesta terça-feira (03), às 13h30min, a prefeitura de Santa Maria apresenta na Câmara de Vereadores o projeto que possibilitará que o município disponibilize a área que hoje funciona a Ulbra para a sede do Instituto Federal Farroupilha. Um importante passo para agilizar o processo, na definição do vice-prefeito do município, Rodrigo Decimo (União Brasil):

– Vamos levar um projeto de lei que autoriza o município a transferir o terreno que hoje está ocupado pela ULBRA para Instituto Federal Farroupilha. Nós estamos fazendo esta tratativa com o instituto desde dezembro do ano passado. O projeto vai passar pelos trâmites normais da Câmara dentro da casa legislativa. Estamos antecipando um passo, justamente para que nós possamos termos o mais antes possível.

Com a viabilidade de reverter a doação, e a Ulbra desocupar o local, é possível que o Instituto vá para o local.

Processos

  • Discussão do projeto na Câmara 
  • Saída da Ulbra para outro espaço após acerto da instituição com o MEC
  • Adequação da estrutura para a chegada do Instituto 
  • Ocupação da estrutura pelo Iffar em 2024 
  • Período de concurso público de organização e do processo seletivo
  • Os processos tem como prazos primários outubro de 2023 a junho do ano que vem 

Sede do Iffar em Santa Maria

  • Funcionamento no segundo semestre de 2024
  • 1.400 vagas para alunos na cidade, podendo chegar a 1.500
  • 70 professores
  • 45 técnicos
  • A reitoria se localiza na Alameda Santiago do Chile, 195, Bairro Nossa Senhora das Dores. Telefone (55) 3218-9800


Como funciona o acesso ao Iffar 

Ainda, será discutido com a comunidade quais cursos e eixos tecnológicos serão ofertados em Santa Maria. Principalmente, quanto aos cursos técnicos. Veja o conjunto de ofertas do Instituto no município.

  • A seleção para ingresso nos cursos de graduação do IFFar é feita por meio da nota do ENEM. Para participar, o candidato pode optar por uma das nota das edições dos anos de 2009 até 2023
  • O processo seletivo de graduação reserva cotas para candidatos/as oriundos/as de escola pública, pessoas com deficiência, autodeclaradas pretas e pardas e indígenas, conforme a renda
  • Os cursos técnicos que oferecem formação técnica para quem já concluiu o ensino médio são ofertados na modalidade presencial e EAD. A seleção dos candidatos será realizado por meio de sorteio eletrônico
  • O ingresso para os cursos técnicos que ofertam Ensino Médio mais formação técnica, em turno integral (manhã e tarde), é feito via prova objetiva 
  • Sem prova, os candidatos ao PROEJA, que devem ter até 18 anos, querem concluir o Ensino Médio junto com a formação profissional, passarão por uma análise documental 

Novo Espaço da Ulbra

Conforme o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, a Ulbra já havia indicado o interesse de transferir a sede para um local mais central. Além deste motivo, a quantidade de cursos a distância possibilitaria uma estrutura menor. Ainda na indicação de Decimo, o terreno que receberá a Ulbra não será do município. 


A reportagem do Diário entrou em contato com o diretor da instituição, Mauro Luiz Cervi, e ele não deu mais detalhes e disse que aguarda retorno de Porto Alegre para se pronunciar. 


A Ulbra em Santa Maria 

  • Iniciou no município em agosto de 2002
  • Cursos de graduação –  Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia e Sistemas de Informação, Educação Física, Fisioterapia e Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.
  • Pesquisas desenvolvidas – Campo da Gestão (pública e privada), Arquitetura e Urbanismo (desenvolvimento de habitação popular sustentável) e na Educação Física (ciência do movimento)
  • Projetos de extensão –  Patrimônio Histórico e Cultural, Cidadania e Mediação, Psicologia Social, Desenvolvimento de Softwares e Ações Especiais com Terceira Idade (Fisioterapia, Estética, Educação Física)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra na Escola Estadual Edson Figueiredo é a centésima concluída pelo programa Lição de Casa Anterior

Obra na Escola Estadual Edson Figueiredo é a centésima concluída pelo programa Lição de Casa

UFSM está com vagas abertas para curso de inglês; prazo de inscrição termina nesta segunda Próximo

UFSM está com vagas abertas para curso de inglês; prazo de inscrição termina nesta segunda

Educação