Foto: Rodrigo Ricordi (Sinprosm, divulgação)
Cerca de 300 professores municipais participaram, na tarde desta quinta-feira (210, de uma assembleia no Clube Comercial, convocada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). O encontro foi marcado pela unidade da categoria e por manter a mobilização até que as reivindicações sejam atendidas.
A reunião começou com informes das mobilizações de agosto, incluindo o relato da entrega da carta-denúncia ao ministro da Educação, Camilo Santana, que esteve em Santa Maria .
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A pauta central da assembleia foi a definição das próximas ações. Ficou decidido que a metodologia de paralisações progressivas se encerra nesta sexta (22). A partir da próxima semana, haverá uma mobilização intensa pelas redes sociais, e as paralisações passam a ser pontuais, com a primeira já marcada para 1º de setembro.
Outro encaminhamento da categoria foi a formação do Comando de Greve e a aprovação de um indicativo de greve, que poderá ser deflagrada assim que a prefeitura apresentar a proposta de reforma da previdência.
A coordenadora de Comunicação e Formação Sindical, Celma Pietczak, destacou a importância da adesão da categoria:
– Estamos vivendo um momento histórico. A cada assembleia, mostramos que estamos organizados, unidos e conscientes da força que temos. Nossa luta não é apenas por salários, mas pelo respeito e pela valorização de toda a educação em Santa Maria. Seguiremos mobilizados, nas ruas, nas escolas e na internet.