Foto: Tales Trindade (Diário)
Martha Adaime vence a votação da comunidade acadêmica e é a favorita para assumir a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A representante da chapa 2 conquistou 57,73% dos votos na pesquisa de opinião realizada durante toda a quarta-feira (25) com alunos, professores e servidores da instituição. Já o candidato da chapa 1, Felipe Müller, teve 42,27%. O resultado foi divulgado ainda na noite dessa quarta em uma transmissão ao vivo.
Com a vitória, Martha fica perto de se tornar a primeira mulher no cargo máximo da Reitoria em 64 anos de história. A partir da votação, uma lista tríplice será elaborada pelo Conselho Universitário (Consu) e enviada ao Ministério da Educação (MEC). Cabe ao órgão federal fazer a nomeação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Números da votação
- Total de votos:
- Chapa 1: 6.727 (42,27%)
- Chapa 2: 9.189 (57,73%)
Quem é Martha Adaime
Martha Adaime tem 62 anos é a atual vice-reitora (2022-2025) da instituição. Já são anos dedicados a cargos de gestão. Foi diretora de Unidade de Ensino (CCNE) de 2006 a 2010 por dois mandatos e também esteve a frente da pró-reitoria de Planejamento e da pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.
Martha fez graduação em Química Industrial pela UFSM em 1983 e obteve o título de Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1989. No mesmo ano, ingressou na carreira docente da UFSM. De lá para cá, são mais de três décadas de atuação na instituição, com uma trajetória nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica.
Nesta eleição, dividiu a candidatura com o vice Tiago Marchesan. Ele, que tem 44 anos, é o atual diretor do Centro de Tecnologia (CT) e ingressou na instituição em 2011 como professor.
Próximos passos da eleição
O período de recursos é de 26 de maio a 30 de junho. Após, a comissão eleitoral encaminha os resultados para o Conselho Universitário (Consu), que elabora as listas tríplices para reitor e vice-reitor enviadas ao Ministério da Educação (MEC). É o órgão federal que nomeia os eleitos.
Nesta etapa, votam membros de três conselhos superiores: o Conselho Universitário, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho de Curadores.
A UFSM
- 4 campi (Santa Maria, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões)
- 26,7 mil alunos
- 279 cursos
- 2.080 docentes
- 2.475 Técnicos Administrativos em Educação (TAE)
- Orçamento total de R$ 1,5 bilhões _ sendo R$ 150 milhões para custeio (manutenção da UFSM, como pagamento de energia elétrica, segurança e limpeza) e investimento (obras ou aquisição de materiais e de novo serviço)
Fonte: UFSM em Números
Leia mais sobre as eleições da UFSM: