Livro escrito por estudante da UFSM e entregue em escolas municipais de Santa Maria será levado à COP 30

Livro escrito por estudante da UFSM e entregue em escolas municipais de Santa Maria será levado à COP 30

Foto: Arquivo Pessoal

Mais de 10 escolas de Santa Maria receberam o livro gratuitamente

Movida pela crença de que as histórias podem transformar o mundo desde a infância, a estudante Andressa Reis, 23 anos, escreveu “Crescer com o Mundo”, um livro que fala sobre meio ambiente, resiliência, pertencimento e esperança diante das mudanças climáticas. As primeiras cópias foram distribuídas gratuitamente em mais de 10 escolas municipais de Santa Maria e, agora, a obra será levada por ela até a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que ocorrerá este ano no Brasil, em Belém do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.


​  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira (29), a história da alegretense ganha destaque por mostrar que a literatura pode se tornar uma ferramenta de transformação social. Segundo ela, o projeto foi financiado após ser selecionado em um evento pré-COP30, realizado em Belo Horizonte, que destinou recursos a jovens com propostas de impacto ambiental e social. Ela escolheu transformar o financiamento em um livro, voltado principalmente ao público infantojuvenil.


— O livro fala sobre resiliência, pertencimento e esperança. Fala sobre o futuro das crianças e o papel da juventude na construção de um mundo mais justo e sustentável — resume a autora.


A obra também ganhou exemplares em inglêsFoto: Arquivo pessoal


Um livro que nasceu da vivência e da esperança

Natural de Alegrete, Andressa vive em Santa Maria desde 2022, onde estuda Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e atua como ativista socioambiental há cinco anos. Apaixonada por temas que envolvem sustentabilidade, urbanismo e educação, ela explica que a ideia do livro surgiu a partir das próprias vivências e da convivência com pessoas que enfrentam os efeitos das mudanças climáticas em seu cotidiano.


Segundo ela, a motivação veio da vontade de contar histórias que aproximassem as realidades sociais da juventude e do meio ambiente, mostrando como o clima e as desigualdades estão interligados.


— A ideia surgiu a partir das minhas próprias vivências, que despertaram em mim um desejo de contar histórias que unissem a realidade social, meio ambiente e juventude, mostrando como as mudanças climáticas afetam as pessoas, principalmente aquelas que vivem em contextos vulneráveis. Decidi escrever sobre esse assunto porque eu acredito que as narrativas têm poder transformador, especialmente na primeira infância — explica.


Para ela, levar o livro às escolas públicas foi uma das partes mais simbólicas do projeto. A distribuição gratuita, segundo Andressa, representa um gesto de retorno à comunidade:


— Entregar essas cópias de forma gratuita na rede pública de ensino significou muito para mim, foi uma forma de devolver para a comunidade aquilo que me formou. Isso permite que jovens de escolas públicas tenham acesso ao material que fala sobre eles, com a linguagem e com a vivência que, muitas vezes, não são representadas em livros tradicionais.


Andressa fez a entrega do livro na escola onde estudou, em Alegretefoto: Redes sociais (Reprodução)


Além de Santa Maria, “Crescer com o Mundo” já chegou a Alegrete e Porto Alegre, e segue agora rumo a Belém, onde fará parte de ações de incentivo à leitura e educação ambiental durante a COP30. O livro também já esteve em Nova York e Buenos Aires, ampliando o alcance da mensagem sobre o poder da educação e da conscientização climática.


Andressa em Nova York com o livroFoto: Arquivo pessoal


As escolas que receberam o livro em Santa Maria

  • EMEF Oscar Grau
  • EMEI Santa Rita de Cássia
  • EMEI Ida Fiori Druck
  • EMEI Glaci Corrêa da Silva
  • EMEF São João Batista
  • EMEF Perpétuo Socorro
  • EMEF Dom Luiz Victor Sartori
  • EMEI Borges de Medeiros
  • EMEF Hylda Vasconcellos
  • EMEF Sérgio Lopes
  • EMEI Luizinho De Grandi
  • EMEF Irmão Quintino
  • EMEF São Carlos

O Dia Nacional do Livro

Celebrado em 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro homenageia a criação da Biblioteca Nacional, em 1810, uma das mais antigas das Américas. A data busca estimular a leitura e valorizar autores e autoras brasileiras, reforçando o papel dos livros como ferramentas de transformação social.


A relação da autora com a leitura

Ainda na infância, ela lembra que iniciou no mundo da leitura com os da Mônica e histórias em quadrinhos. Hoje, é fã de apaixonada por livros de fantasia e não ficção, e ainda prefere o livro físico. De todas as obras que ela já leu, três ela deixa como indicação:

— Mistress Branican, Júlio Verne

— Os espiões, Luis Fernando Veríssimo

— No meu caminho, Malala Yousafzai


O que é a COP30

O evento irá reunir líderes mundiais, cientistas, ONGs, empresas e representantes da sociedade civil para discutir estratégias globais de combate às mudanças climáticas.


Entre os temas estão a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação das florestas, a transição para energias renováveis e o financiamento para o desenvolvimento sustentável.


Será a primeira vez que a conferência ocorrerá na região amazônica, o que coloca o Brasil em uma posição estratégica nas negociações internacionais e destaca a importância da região para o futuro climático do planeta.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Basílica da Medianeira recebe escolas participantes do Projeto Medianeira e Educação durante missa em Santa Maria Anterior

Basílica da Medianeira recebe escolas participantes do Projeto Medianeira e Educação durante missa em Santa Maria

Dia do Servidor Público tem protestos contra projeto de Reforma da Previdência em Santa Maria Próximo

Dia do Servidor Público tem protestos contra projeto de Reforma da Previdência em Santa Maria

Educação