Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou nesta semana um edital de ingresso para Pessoas Trans, nos cursos já do próximo ano. São 103 vagas em 69 cursos de graduação. O edital é direcionado a quem concluiu o ensino médio e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2021 e 2025.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa quer garantir o acesso à educação superior de travestis; mulheres e homens trans; e pessoas não binárias. Na pós-graduação, a UFSM oferece 11 vagas para pessoas trans em seis cursos: doutorado e mestrado em Comunicação, Extensão Rural, Filosofia, História e Psicologia; e, mestrado também em saúde coletiva.
Essa iniciativa é considerada importante, na avaliação da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), porque o cenário para estudantes trans no Brasil ainda é de exclusão e vulnerabilidade na educação superior.
Em pesquisas destacadas pela Associação, apenas entre 0,2% e 0,3% dos estudantes universitários são trans e travestis. São poucos dados disponíveis sobre o assunto. Em uma nota técnica publicada no ano passado, a Antra reuniu várias pesquisas sobre o tema.
Por exemplo, segundo dados de 2015, recolhidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), menos de 3% de travestis e mulheres transexuais que chegam ao ensino médio alcançam a universidade. Além disso, muitos não concluem. O preconceito e a violência nas escolas são apontados como as principais causas do abandono dos cursos.
Leia mais