Educação infantil

Emei Sinos de Belém tem projeto piloto de ensino de informática para crianças pequenas

Emei Sinos de Belém tem projeto piloto de ensino de informática para crianças pequenas

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sinos de Belém, no Bairro Juscelino Kubitschek, deu início a um projeto piloto de ensino de informática a crianças pequenas. Esse é o primeiro da rede de Educação Infantil pública da cidade e conta com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria, vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed).

 
O objetivo é introduzir o ensino de informática para as crianças com jogos e atividades educativas que desenvolvam o movimento do mouse e teclado, o uso do clique, e a coordenação motora, assim como a memória e a associação de cores e formas. Segundo a professora de informática Dâmaris Urias, 30 anos, a escola tem utilizado nas aulas o programa educativo de licença aberta GCompris, destinado às crianças entre os 2 e 10 anos de idade.

 
Atualmente, a iniciativa funciona apenas no período da manhã, mas a escola possui a pretensão de expandir para o turno da tarde também. Os computadores foram doação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Altina Teixeira.

 
Segundo a diretora da Emei, Bárbara de Almeida, a iniciativa de trabalhar informática com as crianças surgiu a partir de uma conversa com a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), Maritê Neocatto.

 
– A proposta também contempla a Base Nacional Curricular. Após a oferta dos computadores, pensamos em disponibilizar para as nossas crianças essa oportunidade de trabalhar com a computação – destaca.

 
Ainda segundo Bárbara, a aceitação por parte dos pequenos tem sido muito positiva:

 
– Os resultados têm sido ótimos. Eles estão muito empolgados e encantados com a sala de informática.


Conquistas

A escola Sinos de Belém também é destaque em outra área: a da educação fiscal. No ano passado, por meio de atividades envolvendo os programas Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha, atingiu o 1º lugar das escolas mais indicadas pelos consumidores no Peça Nota Santa Maria, com mais de 6 mil indicações.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM divulga ponto de corte do Vestibular 2023 Anterior

UFSM divulga ponto de corte do Vestibular 2023

Prefeitura e Sinprosm discutem o pagamento do piso salarial do magistério Próximo

Prefeitura e Sinprosm discutem o pagamento do piso salarial do magistério

Educação