Educação

Estudantes criam projeto que propõe mais gentileza no dia a dia

Joyce Noronha


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário) / Os estudantes criaram uma conta no Instagram e sugerem ações de gentileza aos seguidores

Você acredita em gentileza? Com esse questionamento, quatro alunos de Publicidade e Propaganda (PP) do Centro Universitário Franciscano (Unifra) criaram a campanha 21 Dias de Gentileza. A iniciativa do projeto começou como um trabalho para a disciplina de redação para audiovisual, em que o tema gentileza foi proposto. Os estudantes, que são do 6º e do 7 º semestres, encontraram um estudo científico com o seguinte resultado: se uma ação é realizada 21 vezes, torna-se um hábito. Assim, eles decidiram propor atividades de gentileza para as pessoas.

Para colocar o plano em prática, Felipe Machado, 23 anos, Andressa Rodrigues, 27, Pâmela Mello, 28, e Matheus Maia, 26, criaram um perfil no Instagram com o nome "21 Dias de Gentileza", em que postam desafios com a temática aos seguidores. E o retorno surpreendeu os alunos.

Felipe conta que, no dia em que o perfil foi criado, em poucas horas, mais de cem pessoas já os seguiam na rede social.

- Foi muito rápido. A gente não esperava esse alcance. Agora, tem gente que é de outras cidades que estão compartilhando a ideia. Vi uma menina de Novo Hamburgo e outra de São Paulo fazendo stories (uma ferramenta das redes sociais) no Instagram sobre a nossa campanha. Sem falar nas pessoas que mandam mensagens perguntando como ajudar a divulgar a campanha - conta o jovem, empolgado.

Divulgado o listão dos aprovados no vestibular da Unifra

A campanha indica como ser gentil: "ligue para um amigo que você não fala há muito tempo", "acaricie e alimente um animal de rua", "ajude um desconhecido". Além dos desafios do bem, o grupo propõe outras ações interativas com os seguidores do perfil, em que pedem para marcar, nos comentários da postagem, um amigo que seja gentil.

A escolha do Instagram como principal plataforma não é aleatória. Andressa lembra que o uso de hashtag (palavras-chave que recebem o símbolo #) é mais efetivo no Instagram do que no Facebook ou Twitter, o que amplia o alcance de usuários da rede social.

Por ser um trabalho de faculdade, os jovens pretendem encerrar a campanha ainda neste mês. Contudo, eles afirmam que qualquer dia deve ter a presença da gentileza. Os estudantes não descartam a possibilidade de retomar a campanha no ano que vem, próximo ao dia 13 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Gentileza.


A PROPOSTA
A professora Michele Kapp, 38 anos, que ministra a disciplina na qual a campanha começou, conta que, além de criar roteiros para audiovisual, os estudantes também precisam aprender a adequar a linguagem a outros meios de comunicação. São cinco grupos trabalhando com a temática de maneiras diferentes. 

- O tema da gentileza é algo que já me inquieta há muito tempo, e cada vez mais. O desafio dos alunos foi tentar sair do clichê das campanhas televisivas que mostram alguém ajudando um idoso a atravessar a rua, segurando a porta do elevador ou devolvendo algo que caiu de um bolso. Não que isso não seja gentileza, mas a ideia é ter atitudes gentis na nossa realidade - explica Michele.

Mãe contesta escola que não quis receber aluno autista

A professora avalia que os resultados que o grupo conseguiu, e ainda está recebendo, com a campanha é o que os professores do curso esperam, ou seja, amplo alcance e formação de opinião entre as pessoas. Além disso, Michele destaca que os trabalhos acadêmicos são previstos com o objetivo de aplicar conhecimentos e técnicas não só em aspectos profissionais, mas em ações que ajudem a promover uma sociedade melhor.

A CAMPANHA

  • 21 Dias de Gentileza pro meio do perfil do Instagram
  • O grupo propõe ações de gentileza para tornar a temática um hábito mais presente na vida das pessoas
  • Na rede social, use as hashtags #Unifra #21DiasDeGentileza #GentilezaGeraGentileza para divulgar as ações
  • Os estudantes aceitam sugestões e conversam com os seguidores do perfil, seja nos comentários das postagem ou por mensagem direta (a Direct Message) do Instagram
  • Iniciada, oficialmente, no dia 7 de novembro
  • Propõe 21 ações e algumas atividades interativas com os seguidores

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professores estaduais suspendem a greve Anterior

Professores estaduais suspendem a greve

Próximo

Unifra divulga listão dos aprovados no Vestibular de Verão 2018

Educação