Foto: Carmen Xavier
Movimento no campus da UFSM para a prova deste domingo (10)
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo passado (3),foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa; neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Inscrições
Neste ano, Santa Maria teve 15.604 inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio. Em todo o país, foram 4.325.960 participantes, e no Estado, 279.028.
Do total de inscrições confirmadas em Santa Maria, 2.537 foram de alunos que estão concluindo o Ensino Médio neste ano.
No Rio Grande do Sul, assim como no Brasil, as mulheres são maioria entre os candidatos. Em todo o Estado, equivalem a 61,58% (171.283) das inscrições, enquanto os homens representam 38,42% (107.205).
Reaplicação
A partir de desta segunda-feira (11), os candidatos que faltaram o primeiro dia de provas, no dia 3 de novembro, poderão solicitar um novo exame. O pedido pode ser feito por quem teve problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por estar infectado por doenças previstas no edital do exame. O novo exame será nos dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem deste ano.
O pedido deverá ser feito na Página do Participante, desta segunda até 15 de novembro. As solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Inep.
O candidato deverá fazer a solicitação de reaplicação da prova correspondente somente ao dia em que faltou e para qual tenha justificativa conforme os critérios mencionados.
Fique de olho
Calendário
- Solicitação de reaplicação – De hoje até dia 15 (sexta-feira)
- Reaplicação das provas – 10 e 11 de dezembro
- Divulgação do gabarito – 20 de novembro
- Divulgação do resultado – 13 de janeiro 2025
Quem pode solicitar nova prova
Infecção por doenças – Tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19
Problemas logísticos – Desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.
Leia mais:
- Candidatos do Enem enfrentam segundo dia de provas neste domingo
- Duas escolas estaduais de Santa Maria passarão a funcionar em turno integral em 2025; número também cresce na Região Central
- Tema da redação do Enem 2024 aborda os desafios para a valorização da herança africana no Brasil