Estudantes comemoram aprovação na UFSM no primeiro dia de chamada oral; convocação de candidatos continua até sábado

Foto: Laura Gomes (Diário)

Nesta segunda-feira (26), teve início a primeira chamada oral do Sisu da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com 1.990 vagas disponíveis. O Centro de Convenções começou a receber os candidatos às 8h. Já a leitura dos nomes dos selecionados foi realizada a partir das 10h35min. Cerca de 3 mil vagas da UFSM são destinadas para ingresso pelo Sisu. Desse total, 40% das oportunidades foram preenchidas com a chamada regular. O restante será completado ao longo desta semana com a chamada oral.

– A nossa chamada oral é fruto da lista de espera para os candidatos que fizeram a manifestação (de interesse). Durante toda essa semana, vamos chamar os cursos, divididos por turnos. Dentro dessa perspectiva, esperamos preencher um número significativo de vagas – afirma Jerônimo Tybusch, pró-reitor de graduação da instituição.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Até quinta-feira (29), a convocação dos candidatos será no campus de Santa Maria. Já na sexta e no sábado, está marcada a chamada oral nos demais campi: Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen.

– Todos os candidatos que declararam presença já incluíram a documentação. Os candidatos que precisam fazer entrevista, como autodeclarados preto, pardo, índigena, quilombola ou pessoa com deficiência, fazem aqui. A comissão faz análise da documentação e, se estiver tudo ok, a pessoa sai com a confirmação de vaga e com o número de matrícula para iniciar as aulas, na primeira turma, agora em março, ou na segunda, em julho/agosto. O candidato que tiver a documentação incompleta ou inconsistente tem um prazo para recurso – explica Tybusch.

Chamada oral do Sisu ocorre no Centro de Eventos da UFSMFoto: Laura Gomes (Diário)

O sonho de entrar na universidade

Uma das aprovadas em Arquivologia na chamada oral foi Julia de Oliveira, 17 anos. Ela relata que conheceu a universidade durante o Descubra UFSM e, desde então, passou a ter certeza da escolha do curso.

– Estou muito feliz porque nunca pensei que iria conseguir aprovação em uma universidade federal. Eu estudei, foi difícil essa época, mas tentei focar e, agora, consegui! – relata Júlia.

Depois de ouvir seu nome, ela comemorou a aprovação junto com a família. A mãe, auxiliar de caixa, Núbia Costa e Silva, 39 anos, diz que a aprovação na UFSM é a realização de um sonho que também é seu. Natural de Brasília, a família reside, atualmente, em Cachoeira do Sul e se deslocou até Santa Maria para acompanhar o momento de entrada da filha Julia na universidade.

Julia, que passou em Arquivologia, comemora com a mãeFoto: Laura Gomes (Diário)

– Estou muito feliz porque é meu sonho também. Fiz faculdade, mas foi particular. Vi todo o esforço dela e era um curso que ela realmente queria entrar. Ela quis vir pra cá porque achou o curso que se identificou. Tínhamos que acompanhar e vamos seguir acompanhando a realização do sonho – conta Núbia.

Tradicionalmente, os “bixos” têm o rosto e os braços pintados para comemorar a aprovação. Com a Julia e outros calouros da UFSM, não foi diferente. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) fez a recepção dos novos universitários com esse momento, como explica a coordenadora geral e estudante de Serviço Social, Francielle Tavares, 25 anos.

– Colocamos uma banquinha e estamos com água para dar tranquilidade para a galera que está chegando, muita gente vem de fora e entendemos o DCE como uma ferramenta de estar perto e de lutar pelos estudantes. Então, essa é a nossa proposta hoje, estar aqui presente mostrando que somos uma entidade que está no dia a dia. Também conversamos sobre como funciona a universidade e como será a Calourada. E, também (estamos fazendo) um trote, que é sempre bom para a galera que está chegando – diz Francielle.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM assina licenciamento de tecnologia capaz de medir nível de radiação ultravioleta recebido pela população Anterior

UFSM assina licenciamento de tecnologia capaz de medir nível de radiação ultravioleta recebido pela população

Inscrições para vagas remanescentes em curso técnico Proeja do Ctism terminam nesta terça-feira Próximo

Inscrições para vagas remanescentes em curso técnico Proeja do Ctism terminam nesta terça-feira

Educação