UFSM assina licenciamento de tecnologia capaz de medir nível de radiação ultravioleta recebido pela população

No início do mês, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou contrato de licenciamento com a BioDos – Soluções em Dosimetria, uma das empresas incubadas na Pulsar. A tecnologia licenciada é capaz de medir com precisão o nível de radiação ultravioleta recebido pela população.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O licenciamento inclui equipamento, sistema de monitoramento e coleta de dados, e processo de coleta e armazenamento de dados de radiação solar e temperatura.

O desenvolvimento do trabalho foi feito pelo doutorando Álvaro Augusto Mainardi, pelo professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular André Passaglia Schuch e pelo pós-doutorando Maurício Beux dos Santos. Eles também são os fundadores da BioDos.

De acordo com o pós-doutorando Maurício Beux dos Santos, após a criação da empresa, teve início o desenvolvimento da tecnologia, com startup, verificação do mercado e validações. Com isso, na metade de 2023, já havia um protótipo pronto para ser inserido no mercado. Com ajuda da Pró Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), foi realizado o licenciamento da tecnologia.

– Atualmente somos os inventores e empresa licenciada do único radiômetro produzido em território nacional que consegue medir as três faixas de radiação ultravioleta (UVA, UVB e UVC) ao mesmo tempo – afirma Santos. 

Dentre suas funcionalidades, o equipamento pode ser utilizado para pesquisas e experimentos em laboratório, esterilização do ambiente, produção do campo e verificação da eficácia de bioinsumos em ambientes agrícolas, e medição do fator de proteção dos cosméticos.

– Com base nesse licenciamento, estamos terminando o desenvolvimento de uma estação de radiação ultravioleta. Ela vai coletar os dados ambientais de radiação e vamos poder mostrar para a população o quanto de radiação ultravioleta eles estão recebendo – acrescenta.

Segundo o pós-doutorando, um grande problema de hoje em dia é que o índice de radiação ultravioleta é muito impreciso, por ser medido por satélite. Com o licenciamento, será possível desenvolver esse produto para levar à população uma medida real de proteção.

Santos conclui que o fato do radiômetro desenvolvido dentro da UFSM, com alunos e professores, estar indo para o mercado demonstra uma aproximação entre universidade e indústria, uma das grandes dificuldades existentes atualmente.

O licenciamento

  • A Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) realizou a proteção da tecnologia como patente de invenção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI
  • Após o depósito do pedido de patente, a empresa BioDos manifestou interesse em explorar comercialmente a tecnologia e o licenciamento foi realizado
  • O licenciamento consiste em um acordo legal em que uma parte concede o uso de suas tecnologias mediante o pagamento de royalties
  • O contrato estabelece condições para a exploração comercial, seguindo princípios de equilíbrio contratual e boa-fé
  • A universidade (licenciante) recebe retorno para investir em pesquisas e a possibilidade de gerar novos produtos passíveis de transferência para a sociedade
  • Já a empresa (licenciado) recebe acesso direto à inovação tecnológica, a qual não teria disponibilidade, além de desenvolver capacidade competitiva e agregar inovação a um produto já comercializado

Com informações da Proinova

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN oferece 100 bolsas em cursos de licenciatura pelo programa Professor do Amanhã; saiba como concorrer Anterior

UFN oferece 100 bolsas em cursos de licenciatura pelo programa Professor do Amanhã; saiba como concorrer

Estudantes comemoram aprovação na UFSM no primeiro dia de chamada oral; convocação de candidatos continua até sábado Próximo

Estudantes comemoram aprovação na UFSM no primeiro dia de chamada oral; convocação de candidatos continua até sábado

Educação