educação

Em construção desde 2015, campus da UFSM em Cachoeira do Sul recebe alunos em março

João Pedro Lamas

Foto: Divulgação

A direção do campus de Cachoeira do Sul da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou que a partir de março parte dos seus alunos vão ocupar dois prédios da estrutura que está sendo levantada desde 2015 na localidade de Passo da Areia.

Desde agosto de 2014, as aulas ocorrem em prédios alugados ou emprestados na cidade de Cachoeira do Sul. A estrutura administrativa também precisou, inicialmente, ser alocada nesse tipo de prédio enquanto o campus de fato não ficasse pronto.

Recurso para investimentos será menor na UFSM em 2019

As obras começaram em junho de 2015. Nesse primeiro momento, seriam erguidos três prédios. Dois deles contariam com cerca de 40 salas de aula, para professores, área administrativa e lancheria. O terceiro funcionaria como Casa do Estudante Universitário (CEU), com 60 vagas.

A empresa Labor Engenharia e Construção, de Erechim, ficou responsável pela construção do CEU. Já os outros ficaram sob a responsabilidade da empresa D. Martini, de Porto Alegre.

A previsão era que o CEU ficasse pronto dentro de um ano e seis meses. Os outros dois prédios, dentro de dois anos. O investimento somava R$ 10 milhões.

De 2015 para cá, houve atrasos, mas agora os blocos 1 e 2 poderão receber cerca de metade do total de alunos, estimado em 800, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Elétrica, Mecânica e Engenharia de Transportes e Logística. Esses blocos ainda vão contar com laboratório de informática.

PRIMEIRA FASE DA OBRA

A planta prevê a construção de 15 prédios na localidade. Eles serão usados enquanto área administrativa, salas de professores, laboratórios, anfiteatros e um centro de eventos. Estão orçados em R$ 130 milhões.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para prêmio de literatura do Sesc estão abertas Anterior

Inscrições para prêmio de literatura do Sesc estão abertas

Recurso para investimentos será menor na UFSM em 2019 Próximo

Recurso para investimentos será menor na UFSM em 2019

Educação