rede municipal

Duas escolas suspendem aulas de turmas por falta de professor em Santa Maria

da redação

Duas escolas da rede municipal de Santa Maria tiveram de suspender as aulas, de uma turma em cada instituição, pela falta de professores para atender os alunos.

Os alunos do 3º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro Menna Barreto, localizado no Bairro Caturrita, devem ficar sem aulas a partir da próxima semana. A turma atende aproximadamente 20 alunos. 

O problema da falta de professores atinge, também, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro Menna Barreto, localizada no Bairro Caturrita. A partir da próxima semana, a instituição deverá suspender as aulas de uma turma do 3º ano, que atende aproximadamente 20 alunos.

- Desde o início do ano letivo, em 20 de fevereiro, estamos sem professor para essa turma. Para que as crianças tivessem aulas, fizemos rodízio e designamos a coordenadora pedagógica para a sala de aula. Porém, ela tem as demandas da sua função. E, agora, ficou inviável manter esse sistema - explica a diretora, Ilka Rejane Oliveira Martins.

O nome da escola apareceu em uma reportagem feita pelo Diário, em março deste ano, sobre a falta de professores na rede municipal. De lá para cá, mais uma docente - de geografia - desfalcou o quadro, pois entrou em licença prêmio, antecedendo sua aposentadoria. As demais escolas que fizeram parte da reportagem já tiveram sua demanda de professores solucionada.

Já os cerca de 15 alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hylda Vasconcellos, no Campestre Menino Deus, que chegaram a ser atendidos por uma coordenadora pedagógica, também estão sem aulas. Ontem, um grupo de pais se deslocou até a Secretaria de Educação, procurar respostas.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pais da Escola Hylda Vasconcellos foram à secretaria de educação ontem pedir providências

O QUE DIZ A PREFEITURA
Sobre a escola João Pedro Menna Barreto, a prefeitura informou que a Secretaria de Educação está fazendo ajustes e, nos próximos dias, um professor de geografia será encaminhado à instituição. Em relação à falta de professor para o 3° ano da mesma instituição, a Secretaria afirma que aguarda edital para, então, suprir a demanda.

Sobre a Escola Hylda Vasconcellos, por meio de nota, a prefeitura informou que "sobre reivindicação dos pais de alunos da escola Hylda Vasconcellos sobre a falta de professor de 2° ano, cabe informar que a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Educação (SMEd), recebeu a comissão de pais que veio trazer a demanda, ouviu a reivindicação e informou que, no último dia 22/04, foi publicado edital de nomeação para suprir essa necessidade. A professora nomeada deve assumir na escola nos próximos dias, observados os prazos legais." 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reitor da UFSM participa do lançamento da frente parlamentar pela valorização das universidades federais Anterior

Reitor da UFSM participa do lançamento da frente parlamentar pela valorização das universidades federais

Direção da escola Hylda Vasconcellos suspende aulas de turma por falta de professor Próximo

Direção da escola Hylda Vasconcellos suspende aulas de turma por falta de professor

Educação