aula suspensa

Direção da escola Hylda Vasconcellos suspende aulas de turma por falta de professor

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hylda Vasconcellos decidiu suspender as aulas no 2º ano das séries iniciais (turma da tarde) por falta de professor. Desde o início do ano, cerca de 15 anos estudantes estão sendo atendidos pela coordenadora pedagógica da escola, que fica no Bairro Campestre do Menino Deus. Cansados de esperar por uma solução, cinco pais foram, na manhã de hoje, até a Secretaria de Educação, procurar respostas. Por cerca de uma hora, conversaram com uma representante da pasta. A reunião foi fechada.

_ Desde o início do ano, fomos avisados da falta de professor, estávamos esperando uma resposta. Ontem (segunda), tivemos uma reunião com a escola e, hoje, viemos pedir uma solução. Fomos atendidos e nos disseram que teve um edital e que a professora tem até 15 dias para assumir, agora vamos aguardar _ disse Andiara Foletto, 35 anos, mãe de um aluno. 

Segundo os pais, as crianças estão sendo prejudicadas por não ter vínculo com um professor, além disso, o período das aulas foi reduzido há três semanas em função das outras obrigações da coordenadora. Elisandra Martins, 28 anos, também é mãe de um aluno do 2º ano. Ela comenta que a partir de hoje vai ter que organizar algumas atividades para o filho em casa. 

_ As séries iniciais são uma base que eles precisam ter e não estão tendo. Eles estão ficando para trás. A gente sabe que a direção e a coordenação tiveram muita paciência_ relata Elisandra.  

Retirada da antiga ponte do Cerrito e de vigas do viaduto do Castelinho mudam o trânsito

O QUE DIZ A DIREÇÃO 
Conforme a vice-diretora da escola, Juliana Campos, a secretaria de Educação foi avisada da falta de professor ainda em outubro, quando foi enviado Plano de Lotação. A então professora do 2º ano deixou a escola no dia 28 de dezembro, assim que saiu a aposentadoria dela. A coordenadora pedagógica, que assumiu a turma, tem outras atribuições que deixam de ser realizadas porque está suprindo a falta de professor. Esta situação foi comunicada para os pais desde o início do ano letivo, em 20 de fevereiro. Ontem ocorreu uma reunião com os pais para a direção e a secretaria explicarem sobre o problema, mas nenhum representando compareceu.

_ Na reunião, eu avisei para os pais que a aulas iam ser suspensas e avisei a secretaria. Normalmente, por lei, é autorizado 15 dias para que a coordenadora pedagógica fique na dentro da sala de aula, nós estamos nessa situação desde 20 de fevereiro, ela não consegue fazer o trabalho dela, a escola não anda porque ela fica dentro da sala de aula. Além do que ela não é preparada para um 2º anos, é um processo de alfabetização que vem do primeiro e vai até o terceiro, então com certeza eles estão perdendo. Não é por falta de auxilio, mas é uma questão de aprendizado_ desabafou Juliana. 

FOTOS: em workshops pela região, churrasqueiro profissional ensina cortes de carne

O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota a superintendência de comunicação informou que:

"Sobre reivindicação dos pais de alunos da escola Hylda Vasconcellos sobre a falta de professor de 2° ano, cabe informar que a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Educação (SMEd), recebeu a comissão de pais que veio trazer a demanda, ouviu a reivindicação e informou que, no último dia 22/04, foi publicado edital de nomeação para suprir essa necessidade. A professora nomeada deve assumir na escola nos próximos dias, observados os prazos legais." 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duas escolas suspendem aulas de turmas por falta de professor em Santa Maria Anterior

Duas escolas suspendem aulas de turmas por falta de professor em Santa Maria

Abertas as inscrições para vestibular de inverno da UFN Próximo

Abertas as inscrições para vestibular de inverno da UFN

Educação