em brasília

Reitor da UFSM participa do lançamento da frente parlamentar pela valorização das universidades federais

da redação

Foto: Gabinete do Reitor (divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, participou, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O ato ocorreu no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, reunindo parlamentares, reitores e representantes de entidades educacionais. 

Decretos do governo atingem profissionais e alunos da UFSM e do IFFar e geram insegurança e incerteza

Mais de 70 deputados federais e quatro senadores integram a frente, que é presidida pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa conta, ainda, com a coordenação colegiada dos deputados federais Alice Portugal (PC do B-BA), Danilo Cabral (PSB - PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE). 

O reitor Paulo Burmann registrou a presença de um grupo expressivo de deputados gaúchos na ocasião:

- Não é sempre que se consegue lançar uma Frente com uma participação tão efetiva. Foi muito importante verificar o interesse de nossos parlamentares nesta ação, voltada a defender os interesses e os ideais da universidade pública. 

Após decreto de extinção de FGs, UFSM estuda reorganização de profissionais

Burmann também esteve reunido com o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O reitor apresentou pautas pontuais da UFSM e conversou com o secretário sobre o futuro do Ministério da Educação

OBJETIVOS
A Frente tem como objetivos acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas às Universidades Federais; dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentário que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às instituições de ensino superior, promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as Universidades Federais; apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas Universidades Federais. 

*Com informações da assessoria de comunicação do Gabinete do Reitor

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professores municipais de Santa Maria aprovam paralisação para 15 de maio Anterior

Professores municipais de Santa Maria aprovam paralisação para 15 de maio

Duas escolas suspendem aulas de turmas por falta de professor em Santa Maria Próximo

Duas escolas suspendem aulas de turmas por falta de professor em Santa Maria

Educação