ensino remoto

Data para o fim do semestre da UFSM está próxima de ser definida

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Alunos que moram na Casa do Estudante Universitário têm enfrentado problemas para acessar as aulas por conta da instabilidade da internet no local

A data do encerramento do primeiro semestre de aulas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve ser conhecido logo. A minuta do documento que estipula, entre outras questões, o período para término do semestre e o começo do próximo - com o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede) - foi readequado pela Pró-Reitoria de Graduação e reenviado para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Na última segunda-feira, houve uma primeira reunião com comissões, que devem analisar a proposta. Na terça, conselheiros se reuniram e devem aprovar as decisões ou solicitar novos ajustes. Segundo o pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Tybusch, a minuta será votada entre esta sexta-feira e a próxima semana.

UFSM abre inscrições para 560 vagas de ingresso em 39 cursos de pós-graduação

O diretor do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, Tiago Marchesan, afirma que 70% das disciplinas dos cursos do centro estão sendo ministradas via Rede. Ainda, complementa que entre 50% e 60% dos alunos estão acompanhando as aulas. Para Marchesan, o encerramento do semestre e a possibilidade de começar o próximo período letivo são demandas urgentes. Além disso, aborda a necessidade de se fazer um plano para recuperar os conteúdos com aqueles alunos sem acesso à internet e impossibilitados de participar das atividades propostas.

Mesmo conseguindo finalizar três das quatro disciplinas que cursa, a acadêmica de Engenharia de Produção Luana Ferreira, 23 anos, moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU), explica que a instabilidade da internet do local tem afetado a sua participação nas atividades online. Até agora, Luana teve duas aulas por webconferência, além de indicações de livros, artigos e links para aulas online.

Escola Castro Alves terá recurso nacional para recuperar quadra poliesportiva

- A gente fica sem saber quando o semestre vai acabar. No início, alguns professores aderiram ao Rede e outros não. Tivemos prova e outras atividades, mas não tivemos o encerramento de uma disciplina, que não sabemos como vai ser - relata a estudante.

ADESÃO AO REDE 
Uma pesquisa feita pela UFSM analisou a adesão de alunos e professores dos cursos de graduação ao Rede. Para os docentes, o principal desafio na nova modalidade foi a dificuldade em trabalhar de forma remota. Para os estudantes, o maior problema foi a dificuldade de acesso à internet.  

No que diz respeito às aulas ministradas, 88% dos professores aderiram ao sistema em pelo menos uma disciplina. E 35% desses professores falaram que a participação dos alunos nas atividades fica entre 80% e 100% do total de matriculados nas suas turmas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aula inaugural por live apresenta atividades para as turmas de EJA

Próximo

UFSM abre inscrições para 560 vagas de ingresso em 39 cursos de pós-graduação

Educação