
Foto: Nathália Schneider (Diário)

Nesta segunda-feira (31), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi realizada a leitura dos aprovados no Vestibular Extraordinário da UFSM. A instituição divulgou a lista preliminar por curso e cota. Veja aqui. Além disso, também foi disponibilizada a lista de espera.
> Confira a lista dos aprovados aqui
UFSM retoma leitura do listão do vestibular
A leitura dos nomes dos 543 aprovados no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi feita na manhã desta segunda-feira (31), no Centro de Convenções da instituição. Além da possibilidade de acompanhar presencialmente, quem fez a prova também pode conferir o resultado por meio de transmissão nas redes sociais e, ainda, ouvir a aprovação em várias emissoras de rádio da cidade, assim como era feito antigamente.
– Esse dia é histórico para a nossa universidade com um resgate da leitura do listão em um momento de emoção e alegria. É muito bom estarmos aqui diversificando as formas de ingresso na UFSM, mantendo o Sisu, que tem uma visão nacional das vagas, mas voltando, agora, com o vestibular e o processo seriado, regionalizando o ingresso e fortalecendo nossas raízes e origens, que são tão importantes para a nossa cidade e região – destaca o reitor da UFSM, Luciano Schuch.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, também avalia como positivo o retorno do vestibular da UFSM.
– A nossa perspectiva que sempre defendemos é que se a população é diversa, os nossos processos de ingresso precisam também ser diversos. Essa diversidade proporciona um melhor preenchimento de vagas, mais amplitude e possibilidades. Avaliamos o vestibular como extremamente positivo e já estamos trabalhando o próximo processo para o início de 2024 – afirma Tybusch.
- Retorno do Vestibular da UFSM impulsiona setores econômicos da cidade, avaliam entidades e Poder Público
- Professores e candidatos avaliam a prova do Vestibular Extraordinário da UFSM
- "Tivemos uma média de abstenções das mais baixas da história dos vestibulares da UFSM", afirma o pró-reitor de Graduação

No total, 9.537 estudantes realizaram a prova no dia 9 de julho. Destes, 543 conseguiram a aprovação e devem ingressar na universidade no início do segundo semestre letivo de 2023 nos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.
Após a confirmação de matrícula dos aprovados, as vagas que não foram ocupadas vão ser preenchidas por meio de uma chamada oral. Por enquanto, uma lista de espera foi disponibilizada e, nos próximos dias, a UFSM deve divulgar mais detalhes sobre o dia desta chamada.
– Fica uma espécie de lista de espera, todos os interessados se habilitam, colocam a documentação e, depois, marcam presença no dia, como fazemos a chamada oral do Sisu/Enem. Dos 39 cursos, 30 já preenchemos todas as vagas pelo vestibular agora com a lista de classificados. Nove ainda temos um pouquinho de vagas, o que, provavelmente, com a lista de espera vamos preencher – explica o pró-reitor de graduação.
Cerca de 1,5 mil vagas são destinadas para o segundo semestre de 2023. Desse total, 70% do ingresso é pela nota do Enem (Sisu) e 30% pelo vestibular.
Em 2024, além desses dois tipos de seleção, retorna também o Processo Seletivo Seriado (PSS). Nos próximos anos, a ideia é realizar as alterações nas formas de entrada na UFSM gradualmente, sendo que a partir de 2026, 30% do ingresso vai ser feito pela nota do Enem (Sisu), e 30% pelo vestibular e 40% pelo PSS.
- Gabarito preliminar do Vestibular da UFSM é retificado; confira as alterações
- UFSM libera consulta individual de desempenho no Vestibular
- UFSM divulga ponto de corte do Vestibular 2023
Estudantes comemoram aprovação
Apesar da transmissão nas redes sociais e nas rádios, alguns estudantes resolveram acompanhar o resultado do vestibular de forma presencial, no Centro de Convenções da UFSM. Esse foi o caso do Gabriel Simonetti Franciscato, de 18 anos, que estava junto com a família no auditório nesta segunda-feira (31) aguardando a aprovação. Na hora em que escutou o seu nome, Gabriel comemorou muito com o pai, a mãe e a avó.
– Quando vi minha nota fiquei feliz. Depois que saiu a ponte de corte, vi que a nota também tinha sido bem alta. Na região, meu curso só tem na UFSM e desde sempre quis estudar aqui porque minha família trabalhou na universidade. Viemos acompanhar hoje para tornar esse dia especial e também por ser bem mais emocionante. Não é todo dia que escutamos nossos nomes saindo no listão do vestibular – relata Gabriel.
O santa-mariense se formou no Ensino Médio no final de 2022, prestou o vestibular para Engenharia de Controle e Automação e ficou em 2º lugar na classificação geral do curso.
– É uma emoção muito grande, desde pequeno ele se criou aqui na universidade, brincando nos eucaliptos, é como se a universidade fosse a segunda casa dele. O Gabriel sempre sonhou em fazer o curso na UFSM e foi extremamente disciplinado, estudou muito. Agora, é só curtir e aproveitar essa nova fase da vida não só para ele, mas para toda a família – conta a mãe, Vera Maria Simonetti, 53 anos, servidora da UFSM.