Processo Seletivo

Professores e candidatos avaliam a prova do Vestibular Extraordinário da UFSM

Professores e candidatos avaliam a prova do Vestibular Extraordinário da UFSM

Nathália Schneider


Em coletiva de imprensa na tarde de domingo, a UFSM anunciou que o tema da redação do Vestibular Extraordinário foi “A felicidade por meio das interações nas redes sociais”. Os candidatos deveriam escrever um artigo de opinião sobre o tema proposto.


Na saída da prova, alunos e professores, de uma forma geral, avaliaram de forma positiva tanto com o tema da redação, quanto das provas da manhã – “Mulheres cientistas e suas descobertas” –, e da tarde – “Felicidade no contexto atual”.


A professora de redação do Totem Vestibulares, Mariane Lazzari, achou a escolha do tema “excelente”.


– Uma coisa que nós frisamos muito em aula é que na redação da UFSM a vida deles vai estar inserida, o contexto de vida. E nas redes sociais, a gente chama os celulares de extensão do corpo, então eles estão “em casa” fazendo essa redação, com certeza. Estamos muito curiosos, por que quando vem artigo de opinião, como veio da última vez que teve vestibular, em que o eixo foi o mesmo já que foi juventude conectada, existiam duas colunas de vozes, sendo o lado direito favorável e o lado esquerdo desfavorável, será que esse ano eles colocaram comunicações acerca de se é possível ou não ser feliz nas redes sociais? 


Vanessa Gatto, professora do Totem Vestibulares de Língua Portuguesa, avaliou o tema da prova da tarde do concurso.


— A prova de Língua Portuguesa é a mais extensa entre as provas deste vestibular, com 10 questões. Ela também é critério de desempate, então os alunos estavam ansiosos para saber como seria. De acordo com os alunos, a prova focou muito na compreensão dos textos, focada em alguns aspectos específicos, alguns vocabulários, alguns usos linguísticos bem específicos. Bastante focada no sentido, então o aluno achou uma prova leve, porque não exigiu aquela decoreba forte de gramática que a gente tinha no sistema mais antigo. E também não foi uma abordagem tão interpretativa a ponto de exigir a compreensão geral do texto, mas uma abordagem semântica focada nos sentido de aspectos pontuais do texto. Compreender aquele texto, principalmente o uso de um ou outro termo.


Ana Carolina Godeiro, que veio de Brasília para prestar o vestibular para Medicina na UFSM, diz que gostou da experiência. 


— Gostei bastante da elaboração da prova, da redação. Dessa dinâmica de ser o dia inteiro. Meu pai é daqui da cidade e eu estava avaliando várias possibilidades de universidades públicas e Santa Maria foi uma ótima oportunidade para eu vir.


Ana Carolina Garcia da Costa Nardon veio de Condor, região noroeste do Estado,  para prestar o vestibular para Medicina. A jovem de 16 anos analisa a prova de redação:


– Eu achei um tema bem legal, porque é uma coisa super atual. É uma coisa que as pessoas convivem todos os dias. Comparando várias coisas como viagem, estudos e até mesmo o físico das pessoas. Para nós jovens acho que é bem interessante escrever sobre isso.


Arthur Silveira, de 17 anos, também prestou o vestibular para Medicina e disse que achou a prova tranquila


— Foi tranquilo, porque como foi dividido entre manhã e tarde eu não fiquei cansado de ler os textos. Dividiu então eu acho que ficou de boas


Felipe Pedro, de 19  anos, veio de  Ijuí para fazer o vestibular e diz que achou a prova muito coerente.


Ele concorre para Medicina na cota de baixa renda e escola pública (L1) e comenta sobre o tema da redação:


— Eu achei muito bom o tema da redação para escrever e fazer uma análise crítica em relação ao tema “A felicidade por meio das interações nas redes sociais”. Eu achei muito bom também as questões de portugues e literatura, bem coerentes em comparação aos vestibulares que a gente já vê por aí como o da UFRGS e o de universidades particulares com a UPF.


Dona Francis Moura também veio de Ijuí trazer o filho, Diogo, para experienciar o vestibular pela primeira vez. Segundo ela, Diogo prestou o vestibular para Odontologia e, desta vez, a prova foi apenas um treino. 


— Ele está no segundo ano do Ensino Médio e veio ver como é. Foram muitos anos sem vestibular e eu queria que ele viesse ver o clima, o povo, a alegria que é essa cidade linda que é Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM divulga gabarito preliminar do Vestibular Extraordinário 2023 Anterior

UFSM divulga gabarito preliminar do Vestibular Extraordinário 2023

Próximo

"Tivemos uma média de abstenções das mais baixas da história dos vestibulares da UFSM", afirma o pró-reitor de Graduação

Educação