ensino médio

Com 4 milhões de inscritos, Enem tem a menor adesão desde 2009

Ao todo, 4.004.764 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O número, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC), corresponde às inscrições para as duas versões do exame, impressa e digital. Esse é o menor número de inscritos desde o Enem de 2009 - ano em que foi adotado o atual formato, com duas provas -, que teve 4,5 milhões de participantes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou o período de inscrições às 23h59min da última quarta-feira. Foram registrados 3.903.664 inscritos para a versão impressa. Já a versão digital teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas. As duas modalidades de prova serão aplicadas nas mesmas datas. O Enem 2021 será realizado em 21 e 28 de novembro.

'Space Jam: Um Novo legado' chega aos cinemas de Santa Maria nesta quinta

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o Ensino Médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejam fazer o exame para fins de autoavaliação - os chamados "treineiros" - puderam optar pela versão impressa. Como preveem os editais, os interessados tiveram de indicar a unidade da Federação e o município onde desejam realizar as provas.

ACOMPANHE A INSCRIÇÃO
Para acompanhar a situação da inscrição na página do participante, é necessário fazer o acesso com o login único dos portais gov.br. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entrar com possíveis recursos. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal e informando o número do CPF, seguido das instruções que forem apresentadas.

DATA DAS PROVAS
As duas modalidades do Enem 2021, impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro. Ambas  versões terão as mesmas provas, com itens iguais e mesmo tema de redação. O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

*Com informações do MEC

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM sobe 22 posições no ranking das melhores universidades da América Latina Anterior

UFSM sobe 22 posições no ranking das melhores universidades da América Latina

UFSM vai começar a vacinar acadêmicos a partir desta quinta-feira Próximo

UFSM vai começar a vacinar acadêmicos a partir desta quinta-feira

Educação