Educação Básica

Anos iniciais da rede pública superam meta do Ideb em Santa Maria

"

Com 3,7 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Rio Grande do Sul pulou do décimo para o segundo lugar, junto com São Paulo, no ranking nacional do Ensino Médio público, de acordo com informações divulgadas na tarde desta sexta-feira pelo Ministério da Educação. Na última avaliação, em 2011, o RS tinha 3,4 pontos.

Em Santa Maria, a rede pública superou em 0,1 nos anos iniciais, a meta estabelecida para 2013, atingindo 5,5. Já os anos finais do Ensino Fundamental tiveram 4,3, ou seja, abaixo da meta estabelecida, que era de 4,5. A nota foi a mesma do último ano em que o índice foi divulgado, em 2011.

:: Confira a lista completa

Entre os Estados que cresceram, Goiás subiu de 3,6 para 3,8 pontos e ficou no topo da tabela. Na terceira posição vêm, empatados, Santa Catarina (queda de 4 para 3,6), Rio de Janeiro (aumento de 3,2 para 3,6), Pernambuco (crescimento de 3,1 para 3,6) e Minas Gerais (caiu de 3,7 para 3,6).

O Brasil não conseguiu atingir as metas do Ideb nos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O país só conseguiu superar a expectativa feita pelo governo federal nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que vão do 1° ao 5° ano. A meta projetada era de 4,9, sendo que o país registrou 5,2, acima do 5 obtido em 2011.

Já nos anos finais, do 6° ao 9° do Ensino Fundamental, o país saltou de 4,1 para 4,2, porém, ficou abaixo da meta de 4,4. No Ensino Médio, manteve-se a nota de 3,7, abaixo da média projetada pelo governo federal, que era de 3,9.

O Ideb é é divulgado de dois em dois anos, sendo calculado com base no desempenho de alunos em testes de Português e Matemática e nas taxas de aprovação nos ensinos Fundamental e Médio.

Carregando matéria

Anterior

14 graduações da UFSM ficam com conceito máximo no Guia do Estudante

Próximo

Santa Maria tem a primeira escola exclusiva para crianças autistas

Educação