Aluna de Arquitetura da UFSM discutirá educação ambiental em Assembleia Geral da ONU; evento começa nesta terça

Aluna de Arquitetura da UFSM discutirá educação ambiental em Assembleia Geral da ONU; evento começa nesta terça

Foto: Beto Albert (Diário)

A comitiva do governo brasileiro na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) deste ano contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de ministros, como o da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Mas, além dos governantes, também haverá outra representatividade em Nova York, local do encontro das lideranças. A estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Andressa dos Reis Ferreira, 22 anos, estará no país norte americano para a edição 79 da assembleia, que se inicia nesta terça-feira (24). 


​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


A graduanda do sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo foi convidada para estar no evento, que reúne líderes mundiais para discutir os próximos passos em relação a vários temas.Ela abordará a inclusão da voz jovem no debate sobre o meio ambiente. A gaúcha irá levar o contexto das mudanças climáticas, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas, que espalharam fumaça por todo o país, para contextualizar medidas necessárias. Seu foco é a educação ambiental e seu financiamento. 


Foto: Beto Albert (Diário)


– Na assembleia vou participar de diversos eventos e discussões. Também irei palestrar com outros jovens, vindos de todo o mundo. Falaremos, principalmente, sobre a educação e o empoderamento. A necessidade do financiamento na educação, que precisa com rapidez de mais incentivos.


Ela, e outros oito jovens, foram convidados pela Theirworld para participarem do evento. Eles representarão a organização sem fins lucrativos e atua globalmente em prol da educação


Leia mais:


A alegretense está no seu quarto ano no curso de graduação. Neste tempo, já são quatro eventos de impacto global em que ela foi convidada. Mas essa história começou muito antes, ela conta. 


– No Ensino médio, descobri que a educação pode nos levar no imaginável. Foi lá onde eu participei do meu primeiro evento internacional. Acredito que, com a nossa força juvenil, podemos ir longe. E meu foco, tanto no curso, é a educação climática acessível e democrática. Tento falar sobre isso em todas as minhas oportunidades. Tenho sorte de estar nesses espaços em que normalmente a juventude é ouvinte. Minha contribuição é palestrar ao lado de pessoas que tem o poder de decidir os próximos passado para a educação global – diz Andressa, sobre a forma de ser ativista pela educação socioclimática. 

Andressa pelo mundo 

  • 2019 (antes da UFSM) – Uma das 25 líderes da Academia de Liderança da América Latina (Lala), no México
  • 2022 – Programa de Harvard para jovens líderes

2023 

  • Parte da equipe da Lala, na Colômbia 
  • Selecionada para South American Business Forum, em Buenos Aires, Argentina 
  • Embaixadora da Juventude Global da ​Theirworld 

Próximos de 2024 

Participação do país na Assembleia Geral da ONU

A edição deste ano terá como tema a “Unidade na diversidade, para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. Na abertura, neste terça (24), o Brasil foi o primeiro país a tomar a palavra no Debate Geral, com a fala do presidente Lula. 

No mesmo dia, ele copresidirá, juntamente com o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, uma mesa-redonda sobre democracia e extremismos, com objetivo de debater com outros líderes o fortalecimento das instituições democráticas.

No dia seguinte, o presidente fará abertura da segunda reunião de Chanceleres do G20, junto com outros líderes.  O encontro será aberto a todos os Estados membros da ONU e será a primeira vez na história que uma reunião do G20 ocorrerá dentro da sede das Nações Unidas. 

Na ocasião, o Brasil aproveitará essa oportunidade histórica para lançar, junto com os demais membros do G20, um Chamado à Ação pela reforma da governança global.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Alunos da Escola Estadual Manoel Ribas participam de oficina com indígenas de Santa Maria Anterior

Alunos da Escola Estadual Manoel Ribas participam de oficina com indígenas de Santa Maria

UFSM abre vaga para professor substituto; inscrições seguem até sexta-feira Próximo

UFSM abre vaga para professor substituto; inscrições seguem até sexta-feira

Educação