Primeira obra do Parque Tecnológico da UFSM deve ficar pronta neste ano

Primeira obra do Parque Tecnológico da UFSM deve ficar pronta neste ano

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

primeiro Hub de Inovação de Santa Maria está sendo construído dentro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele também é a primeira obra do InovaTec UFSM, Parque Tecnológico. O ambiente, que deve ficar pronto em dezembro deste ano, impulsionará o ambiente de inovação já existente no município. No momento, a obra está na fase da colocação dos pilares e lajes. 


A intenção é oferecer um ambiente único, que promova a conexão entre os atores do ecossistema de inovação, a cultura empreendedora em Santa Maria e região, gerando e escalando negócios inovadores e, por consequência, transformando a matriz econômica. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


O estágio poderia estar mais avançado, mas a engenheira fiscal da obra, Luciana Hopp, 47 anos, explica que o clima não favoreceu. 


– Estávamos na etapa de infraestrutura, com as fundações. Todas as estacas, blocos e vigas foram finalizadas. Mas como choveu muito, ela demorou mais do que o esperado. Agora, com a parte coberta sendo feita,  o objetivo é  andar mais na obra, pois o tempo não afetará. As outras etapas são mais rápidas com o fechamento em gesso, e outras que são independentes e não interfere – completa Luciana. 

Futuro 


Hoje, há um terreno e uma obra em andamento. Mas em um amanhã próximo, será o local de desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão da UFSM. Também, uma estrutura facilitadora de conexões entre quem quer desenvolver ideias e os agentes para que isso ocorre.  Com isso em mente, a gestora do Inovatec, Maria Daniele Dutra, explica as potencialidades do Hub: 


– O Hub será um dos espaços do parque tecnológico em que o objetivo é transbordar o processo de conhecimento da universidade para a cidade e região. Em que se recebe ideias, constrói produtos, transforma em negócio e escalona para outros espaços. 

Nestes locais, Maria entende que é possível fomentar talentos, ter contato com a cultura empreendedora, o acesso ao capital, ambientes regulatórios e o florescer da densidade, com novas oportunidades. 


Estrutura 

O novo pavilhão, o Hub, terá uma área construída de 1.265 metros quadrados, com espaços para abrigar 12 empresas, tanto startups quanto empresas âncoras e já existentes. No local, haverá também salas de reuniões, coworking, cabines individuais e espaços para convivência e apresentações.



A obra iniciou em agosto de 2023, e sua finalização está prevista após 16 meses. O investimento é de R$ 5,3 milhões via governo federal. 


Próximos passos do Parque Tecnológico 

O local que hoje é o considerado Parque Tecnológico se localiza próximo onde, atualmente, ocorre a Feira de Profissões. No mesmo terreno, há o prédio da Pulsar Incubadora. 


A expectativa da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendimento é que o terreno tenha uma nova cara, e os primeiros passos já estão sendo dados, detalha a gestora Maria Daniele Dutra: 


– Precisamos que o Parque tenha uma outra cara, em que empresas diversas possam estar instaladas dentro do ecossistema. Estes ambientes são quase mini cidades, que têm tudo para suprir as diversas necessidades. E para isso, estamos com um processo em andamento. Faremos o zoneamento da área para identificar como vamos dispor novas construções no local. Para isso, já temos recursos para fazer um projeto arquitetônico. A licitação que contratará a empresa deve ser lançada logo mais. Depois, será preciso buscar recursos para a obra. 


Obra 

  • Início em agosto de 2023 
  • Previsão de término para dezembro de 2024
  • Investimento de R$ 5,3 milhões
  • O Hub é a primeira obra após a criação do Parque Tecnológico da UFSM
  • Ele abrigará empresas e outros, além de ser um lugar de coworking


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Instituto Federal Farroupilha aceita inscrições para cursos técnicos pelo Proeja Anterior

Instituto Federal Farroupilha aceita inscrições para cursos técnicos pelo Proeja

Inscrições para o Sisu podem ser feitas até a noite desta quinta-feira Próximo

Inscrições para o Sisu podem ser feitas até a noite desta quinta-feira

Educação