Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)
A Universidade Franciscana (UFN) está com inscrições abertas para 100 bolsas de estudo em cursos de licenciatura por meio do programa Professor do Amanhã, do governo do Estado. A instituição está entre as 11 universidades comunitárias de ensino superior do Rio Grande do Sul aprovadas na iniciativa.
Das 100 bolsas disponíveis, 40 são para o curso de licenciatura em Matemática, 40 para o curso de licenciatura em História e 20 para o curso de licenciatura em Letras Português-Inglês.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O programa
O programa Professor do Amanhã busca formar novos profissionais para suprir carências da rede pública de educação do Rio Grande do Sul. No total, são mil vagas ofertadas pelo programa em seis regiões do Estado.
A iniciativa irá conceder bolsas de permanência de R$ 800 para estudantes durante 48 meses. O aluno contemplado também conta com isenção de taxa de inscrição, matrícula e mensalidade. A pró-reitora Acadêmica da UFN, Vanilde Bisognin, destaca o potencial de empregabilidade após formação nessas áreas, uma vez que há grande procura por professores.
– Esse é um trabalho realizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) junto ao governo do Estado em que, após várias discussões e levantamentos, chegou-se à conclusão de que a demanda por professores em todas as regiões do estado é muito alta e a disponibilidade de profissionais já não preenche mais as necessidades das escolas em todos os níveis – afirma.
- Estudantes comemoram aprovação na UFSM no primeiro dia de chamada oral; convocação de candidatos continua até sábado
- UFSM assina licenciamento de tecnologia capaz de medir nível de radiação ultravioleta recebido pela população
Critérios
Para concorrer à bolsa, o aluno deve seguir os seguintes requisitos:
- Ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral ou ser professor efetivo da rede pública estadual, ter pelo menos três anos de exercício da profissão e não ser portador de diploma de graduação;
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos;
Em contrapartida, o programa exige a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Com o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Por isso, eles serão inscritos no cadastro de contratações temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de preferência.
Como se inscrever
Para concorrer a vaga, os candidatos devem realizar a inscrição por meio do site da UFN entre 27 de fevereiro e 7 de março de 2024. As informações referentes a cada um dos cursos disponíveis devem ser conferidas no edital. As aulas dos alunos aprovados terão início ainda neste semestre.
Cronograma
Inscrições – de 27 de fevereiro a 7 de março de 2024
Divulgação dos resultados finais – 11 de março de 2024
Recursos – 12 de março de 2024
Matrículas – 14 e 15 de março de 2024