Até final de março, prefeitura de Santa Maria prevê entrega de uniforme escolar para todas as escolas municipais

Até final de março, prefeitura de Santa Maria prevê entrega de uniforme escolar para todas as escolas municipais

Fotos: Beto Albert (Diário)

Nesta quinta-feira (7), sete novas escolas da rede de ensino municipal de Santa Maria receberão uniforme escolar. Antes, as primeiras beneficiadas tinham sido as escolas de educação infantil e ensino fundamental, que, juntas, compõem o núcleo educacional da Caic Luizinho de Grandi, no bairro Lorenzi. Na chegada para as aulas, a maioria dos estudantes dessas duas escolas está utilizando, pelo menos, uma das peças, como calça, camiseta e short. 

Conforme o setor responsável pela compra e distribuição dos itens no município, durante o mês de março, todas as 82 escolas municipais receberão as cinco peças de verão. E, até final de abril devem chegar as de inverno. No total, serão entregues neste ano 220 mil itens em toda a rede. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Cada aluno receberá 9 itens – jaqueta, moletom, blusas de manga curta e longa, bermuda, calça, e short-saia para as meninas. 

No fim, os uniformes vão beneficiar cerca de 20 mil alunos da rede municipal. Com a entrega nesta quinta-feira (7), serão mais de 8 mil contemplados. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), destaca o impacto na iniciativa:

– Eu sei da importância de um uniforme. São 20 mil alunos. Nesse primeiro lote, são cinco peças. Então, estão vindo de maneira gradual. Nós vamos entregar. Cada pai e cada mãe pode ficar tranquilo, que todos alunos vão receber. 

A responsável pela implementação do município, professora Rossonia Serafini, complementa que essa entrega será realizada a cada aluno por meio da escola. O município nunca tinha solicitado tantas unidades de uma só vez, indica ela. Para completar, cada kit é aberto e conferido antes da entrega, o que leva tempo. 

Novas entregas 

Nesta quinta-feira (7), serão entregues oficialmente os kits de verão para outras sete escolas municipais. Os diretores receberão os itens na Praça Céu, no bairro Nova Santa Marta. Veja a lista abaixo.

Já as reposições, e kit completo para aqueles alunos que ingressarão no ano que vem, 2025, devem funcionar normalmente. Conforme o prefeito, elas já estão garantidas dentro da licitação vigente. Além disso, o contrato possibilita que novo valor seja injetado pelo município e, assim, novas peças podem ser confeccionadas.


Próximas beneficiadas (entrega nesta quinta)

  • EMEI Luizinho de Grandi da Cohab Santa Marta – 50 alunos
  • EMEI Ivanise Jann de Jesus no loteamento Cipriano da Rocha – 208 alunos
  • EMEI Sinos de Belém no bairro Juscelino Kubitschek  – 325 alunos
  • EMEI Zulania de Fátima Simionato Salamoni no bairro Tancredo Neves – 195 alunos
  • EMEF Duque de Caxias no bairro Duque de Caxias – 531 alunos
  • EMEF Professor Adelmo Simas Genro no bairro Nova Santa Marta – 572 alunos
  • EMEF Pinheiro Machado no bairro Pinheiro Machado – 480 alunos

Caic Luizinho de Grandi 

A entrega de 6 mil peças de roupas para as instituições municipais Caic Luizinho de Grandi ocorreu ainda em dezembro, mas foi na última semana que a Educação Infantil até Educação de Jovens e Adultos (EJA) levaram os itens para casa. 

A turma do Marcelo Soares, de 1 ano e 8 meses, é a galera mais nova a usar o uniforme na escola Caic.

A diretora da Emei do Núcleo de Educação Infantil Caic, Cláudia Saldanha Madeira, 57 anos, explica como foi o processo ao chegar os itens: 

– Todas as crianças a partir de 1 ano que estavam matriculadas no ano passado aqui na escola receberam o uniforme. E nós já enviamos as medidas dos alunos novos, para que as peças venham logo mais. Os pais estão adorando, e a gente também na escola. Daí, fica tudo padrão até para um passeio, que estão todos com uniforme.  

Cristofer e Benício, de 3 anos, passam o dia na Emei Caic. O pai do Cristofer, o motorista Cristian Bueno, 27 anos, relata que a adaptação ao novo traje foi tranquila:

– É muito bom. Evita estar usando mais roupas. É bom porque cada escola tem o seu agora. Todos os dias, tem que usar pelo menos uma das peças. Ele se adaptou bem. 


O Ensino Fundamental também foi contemplado. A aluna de 11 anos Elisa Gama Bauer recebeu o uniforme da semana passada. Sua avó, a aposentada Nadir Bauer, 76 anos, vê a implementação como positiva:  

– Eu sempre fui a favor do uniforme. Muito melhor. A gente não tem que ficar se preocupando com roupa para criança. Acho muito bom e bonito também.


Aquisição 

Os modelos são confeccionados a partir de licitação, com investimento de R$ 6,2 milhões. A responsável pela produção é a empresa Vestisul Indústria e Comércio, de Santa Catarina. 

O kit é composto por  5 peças de verão e 4 de inverno. Conforme a coordenadora do projeto Rossonia Serafini, o kit masculino de verão custa em média R$ 119 para o município. 


Peças 

O design de cada peça foi desenvolvido a partir de pesquisa com professores, pais e responsáveis e alunos. O levantamento contou com quatro mil retornos, que contribuíram para a construção coletiva dos uniformes.

O desenvolvimento começou em 2018 e contou com parceria de alunos e professores da graduação do curso de Design em Moda da Universidade Franciscana (UFN). Em março de 2023, os modelos foram apresentados em um desfile durante a 1ª Parada de Formação de RME, no Centro de Convenções da UFSM. 


LEIA MAIS 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campi da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões terão chamada oral do Vestibular 2024 nesta sexta-feira Anterior

Campi da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões terão chamada oral do Vestibular 2024 nesta sexta-feira

UFSM realiza chamada oral do Vestibular 2024 nesta terça e quarta-feira em Santa Maria Próximo

UFSM realiza chamada oral do Vestibular 2024 nesta terça e quarta-feira em Santa Maria

Educação