Acolhimento, reencontro e novas escolas: como foi o primeiro dia de aula nas redes pública e privada de Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

A segunda-feira (19) começou com o retorno das aulas nas redes pública e privada de Santa Maria. Cerca de 40 mil estudantes iniciaram o ano letivo de 2024 na cidade. O primeiro dia foi marcado pelos momentos de acolhimento da comunidade escolar e de reencontro entre professores e alunos. Além disso, também tiveram crianças que conheceram a escola pela primeira vez e quem começou o ano em uma nova unidade de ensino.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Escola do município recebeu os alunos para aulas pela primeira vez após inauguração

A Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 20 mil alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monte Bello foi inaugurada em 15 de dezembro de 2023 e iniciou, nesta segunda-feira, o primeiro ano letivo do espaço. A construção da creche, que faz parte do programa federal Pró-Infância, começou em 2014 e passou por vários problemas. 

Após 10 anos, a escola foi concluída e, agora, começaram as atividades. A diretora, Valquiria Rodrigues Reis Tomaim, conta que esse foi um momento de espera com muita expectativa:

– É muita emoção da equipe e da comunidade. Essa é uma escola muito esperada, muita coisa aconteceu nesse espaço até chegarmos no dia de hoje, em que começamos a escrever a história da escola Monte Bello. Recebemos os pais e as crianças para uma reunião, agendamos entrevistas para saber as particularidades de cada um e, depois, começamos o acolhimento das crianças.

Localizada no Bairro Camobi, a Emei conta com equipe de 16 professores (três ainda estão em contratação) e tem 92 crianças matriculadas para o turno integral, dentre bebês e crianças de 6 meses a 5 anos. Além destas, mais oito ainda estão em processo de matrícula, totalizando 100 alunos. Uma delas é Valentina Brito de Paula, de 2 anos, que está entrando na turma do Maternal B. A mãe, Priscila Brito, 37 anos, relata que a abertura da creche vai facilitar o seu retorno ao trabalho.

Foto: Beto Albert (Diário)

– A expectativa está muito grande, esperamos que a Valentina consiga se adaptar bem. A escola é muito linda, já conheço alguns professores. Acho que vai ser muito bom para a aprendizagem e o desenvolvimento dela. Para nós também, porque para conseguirmos voltar ao mercado de trabalho, precisamos adaptar nossos filhos. Foi grande a espera pela obra, mas abrir a escola aqui na Cohab foi maravilhoso, porque moramos aqui perto, vai nos ajudar muito – conta Priscila.

Ensino em tempo integral e Novo Ensino Médio são alguns dos desafios nas escolas estaduais

Na Rede Estadual de Ensino, cerca de 14 mil alunos também foram recepcionados pelas equipes escolares no primeiro dia do ano letivo. A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEE) Professora Maria Rocha, por exemplo, recebeu 1,2 mil estudantes matriculados em diversas modalidades oferecidas, como Ensino Médio gaúcho, tempo integral, integrado em informática e pós-médio. Por lá, um dos desafios deste ano letivo é o ensino em tempo integral.

– A expectativa é das melhores, até porque, neste ano, temos uma novidade, que é a implementação do tempo integral. É claro que tudo que é novo demanda bastante estudo e formação, mas toda a comunidade escolar abraçou, tanto que estamos com uma procura bem grande. Vamos trabalhar para tentar implementar de uma forma boa e tranquila com um bom aprendizado – afirma a diretora, Isa Cristina Barbosa Pereira, 52 anos.

Foto: Beto Albert (Diário)

Segundo a diretora, além das mudanças que já foram feitas para se adequar à nova realidade, outros ajustes ainda precisam ser realizados, como contratação de mais funcionários e reformas de espaços.

– Tivemos que mudar salas, que eram destinadas para uso de multimídia e foram transformadas em salas de aula porque aumentou o número de turmas. Precisamos de cadeiras e classes novas, até conseguimos algumas emprestadas na rede estadual. Também compramos equipamentos novos, mas ainda precisamos melhorar os espaços, como refeitório, cozinha e quadra (cobertura). Como eles passam o dia, durante o período das 12h às 13h, terão clubes de vinis, de xadrez, de dança, da rádio escola, precisamos pensar nesses espaços também – diz a diretora.

A estudante Paloma Munhoz, 17 anos, está no 3º ano do Ensino Médio e espera aproveitar bastante o último ano na escola. Ela indica que a carga horária do Novo Ensino Médio também gera preocupação nos estudantes, já que disciplinas foram reduzidas ou retiradas das aulas, o que pode afetar o estudo para as provas de seleção para o Ensino Superior.

– Espero que seja um ano muito bom. Pretendo focar no vestibular e no Enem, quero Medicina. Acho que (a equipe) está tranquila, confiamos nos professores. A estrutura da escola está boa, acho que a direção consegue atender tudo que precisamos, mesmo passando por algumas dificuldades, às vezes. Temos alguns problemas por conta da carga horária do Novo Ensino Médio. Esse ano, vamos ter mais alguns itinerários e foram tiradas algumas matérias, como sociologia, filosofia, que são importantes. Como o Enem não mudou, acabamos ficando meio frustrados, porque essas matérias vão ser cobradas e a gente não tem.

Foto: Beto Albert (Diário)

Novo espaço marca o início das atividades em escola da Rede Privada de Ensino

Santa Maria tem, aproximadamente, 11 mil estudantes matriculados em escolas privadas. Neste ano, a rede ganhou um reforço com a inauguração de um novo espaço: o Colégio Totem. Desde 2022, o Ensino Médio estava funcionando na sede do pré-vestibular, na Rua dos Andradas. Agora, os alunos começaram a ser atendidos na nova sede, no Bairro Urlândia, junto com as crianças do Ensino Fundamental. No total, são 200 estudantes, do 1º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Foto: Beto Albert (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em data que marca a volta às aulas, novo espaço de escola particular é inaugurado em Santa Maria Anterior

Em data que marca a volta às aulas, novo espaço de escola particular é inaugurado em Santa Maria

Data para matrículas na Emei Medianeira será divulgada nos próximos dias; escola deve ser inaugurada até início de março Próximo

Data para matrículas na Emei Medianeira será divulgada nos próximos dias; escola deve ser inaugurada até início de março

Educação