Santa Maria

VÍDEO: Crematório está pronto, mas empresa aguarda liberação da prefeitura

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto Marcelo Oliveira/

A empresa L Formolo, que administra os cemitérios Santa Rita e São José, já concluiu as obras do crematório, mas não pode iniciar as operações porque aguarda que a prefeitura defina o preço do serviço. O primeiro crematório de Santa Maria, que foi construído no Santa Rita, está pronto desde a metade do ano. A L Formolo investiu cerca de R$ 3,5 milhões na obra e na compra do forno, importado dos Estados Unidos.

Segundo a empresa, a licença da Fepam foi dada em junho e, desde então, só faltavam as liberações por parte da prefeitura. Este mês, o Executivo concedeu o habite-se ao prédio, mas para a inauguração do espaço, ainda falta a definição do valor do serviço, que é tabelado pelo município.

Assista aqui à TV Diário 24 horas por dia

A empresa reclama da demora para a prefeitura autorizar o início dos serviços. Recentemente, o Executivo pediu que a L Formolo apresentasse uma tabela de custos de cremação para poder definir o valor a ser cobrado. A empresa disse não ter como fazer essa estimativa porque as cremações nem estavam sendo realizadas e alegou que a tabela de valores para cremação já estava prevista no edital de 2017, para concessão dos cemitérios Santa Rita e São José, que ela venceu.

- Nós protocolamos, em março deste ano, um pedido para o município para que o preço da cremação fosse tabelado, já que nós antevemos a liberação por parte da Fepam para que o empreendimento entrasse em operação. Foi pedido em março para que não houvesse atropelos. Nós ainda estamos no aguardo do município, que ainda precisa emitir um decreto formalizando esse preço, que foi estabelecido no edital da concorrência que aconteceu em 2017. Estamos com o empreendimento licenciado e pronto para operar, aguardando essa formalização por parte do município. Esperamos que, durante a próxima semana, o município emita esse documento e que o grupo L Formolo possa a passar a operar em Santa Maria, tirando das famílias essa obrigação de fazer o translado dos corpos para fazer a cremação em outras cidades - disse o diretor comercial da L Formolo, Mateus Formolo.

Ele se queixa também da falta de consideração com a empresa.

- A prefeitura demorou quase 90 dias para concluir a emissão de habite-se e alvará e, agora que todos os documentos estão emitidos, eles nos surpreendem respondendo um ofício de março e que trava todo o processo - diz Formolo.

A estimativa é que uma cremação custe menos de R$ 3 mil. O prédio do crematório fica dentro do cemitério Santa Rita e conta com estacionamento e espaço para velórios e a cerimônia de cremação. Pelo contrato com a prefeitura, a cada 20 cremações feitas, uma será dada ao município e será feita de graça. O Executivo é quem vai definir para quem será dado o serviço.

Questionado, o procurador do município, Guilherme Cortez, informou que a prefeitura está analisando a situação e que espera dar uma resposta ainda esta semana sobre os pedidos da empresa L Formolo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mel do Vale do Jaguari busca selo de qualidade

Lojas podem funcionar no feriado. Veja as condições Próximo

Lojas podem funcionar no feriado. Veja as condições

Economia