coluna deni zolin

VÍDEO: aluna mobiliza escola para juntar lacres para campanha de compra de cadeira de rodas

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Com apenas 7 anos, a aluna do 2º ano Vittória Soares Zago resolveu, por conta própria, juntar lacres de latas de alumínio para ajudar outras pessoas. Ao assistir a uma reportagem falando que os lacres podiam ser vendidos para comprar cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, ela decidiu fazer a sua parte. Mobilizou a mãe, os avós, que moram na Vila Maringá, e até parentes de Uruguaiana para ir juntando os lacres em casa e em bares e restaurantes.

- Minha mãe sempre falou para ajudar quem não pode andar, e eu gosto de ajudar as pessoas. Trouxe os lacres para ajudar a comprar cadeira de rodas para quem não pode andar - contou a menina, lembrando como teve a ideia de começar a juntar os lacres.


Na segunda-feira, ela chegou com uma garrafa cheia de lacres de alumínio e, orgulhosa, entregou para a direção do colégio onde estuda. Porém, não imaginava que seu gesto iria sensibilizar todos os professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro, no Loteamento Leonel Brizola, e gerar uma ação ainda maior.

A diretora, Silvana Guerino, conta que ficou emocionada com a atitude da menina e teve a ideia de criar uma gincana com todas as turmas de 2º ao 4º ano da escola. A turma que juntar mais lacres durante todo o mês de junho será premiada. Ontem, Vittória passou em todas as salas para falar de sua ideia e incentivar os coleguinhas a se engajar nessa corrente de solidariedade.

- A Vittória é uma aluna sempre muito prestativa. Temos uma aluna que tem deficiência, e a Vittória sempre está disposta a ajudá-la -conta a professora Kariem Botton da Silva.

A avó, Elizabeth Soares Gonçalves, chorou de orgulho ontem, quando ficou sabendo que a atitude da neta acabou mobilizando toda a escola.

- Ela nos ensina muito, sempre está preocupada com as outras pessoas. Pedia: "Vô, vó, juntem para mim os lacres?" - conta a avó, sobre o trabalho que começou em dezembro passado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cyrilla prevê reabertura ainda este ano em Santa Maria Anterior

Cyrilla prevê reabertura ainda este ano em Santa Maria

Próximo

A atitude de Vittória mobilizou toda a escola

Economia