coluna joyce noronha

Vendas em mercados registram crescimento de 3% no acumulado do ano

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

As vendas nos supermercados registraram, de janeiro a agosto, 3,39% de crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, de acordo com o índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado na sexta-feira. Segundo a entidade, este é o maior resultado acumulado no período desde 2014. Em agosto, as vendas reais registraram alta de 4,25% na comparação com o mês de julho e crescimento de 7,10% em relação ao mesmo mês de 2018. 

Conforme o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, disse para a Agência Brasil, foram criadas 121,4 mil vagas de empregos formais em agosto, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Sanzovo Neto avalia como "o melhor desempenho para o período desde 2014".

Mesmo com o acumulado ultrapassando os 3% de crescimento previstos pela Abras para o setor em 2019, o presidente da Associação destacou que ainda é preciso cautela em relação a uma nova projeção de vendas.

ÍNDICE DE CONFIANÇA
De acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela Abras em parceria com a GfK, os empresários do setor estão mais otimistas. Depois de uma queda, o indicador voltou a apresentar crescimento. A pesquisa registrou 55,6 pontos (numa escala de 0 a 100), na última avaliação, divulgada em junho, o índice estava em 54,9 pontos. 

Segundo a Abras, entre os principais motivos para o desempenho dos supermercadistas, está a economia do país, que, aos poucos, tem mostrado sinais de recuperação.

*Com informações da Agência Brasil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Receita libera nesta terça consulta ao quinto lote de restituição do IR

Próximo

Havan tem nova data para a inauguração em Santa Maria

Economia