polêmica

Retorno das perícias no INSS deve ocorrer a partir de outubro

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Santa Maria retomou os trabalhos internos nesta segunda-feira. Os funcionários preparam o retorno dos serviços de "cumprimento de exigências", "reabilitação profissional" e "serviço social" a partir da próxima segunda-feira com atendimento ao público. Os trabalhos deveriam ter sido retomados na semana passada, porém, o retorno foi suspenso após uma estagiária do local ser diagnosticada com Covid-19.

As perícias médicas devem voltar a ser realizadas apenas na segunda semana de outubro. A previsão é do gerente executivo do INSS em Santa Maria, Rodrigo Schneiders. Segundo ele, as salas médicas passarão por vistoria sanitária e a agência sinalizará positivamente para o retorno dos peritos.

Os agendamentos para os três serviços que serão retomados começarão a ser feitos a partir de sexta-feira pelo site do INSS, do aplicativo Meu INSS ou do telefone 135.

- Com os agendamentos, poderemos ter uma ideia de quantos atendimentos faremos por dia - diz Schneiders.

Após casos positivos, Delegacia da Mulher restringe atendimentos em Santa Maria

Apesar de haver data para o retorno gradativo dos atendimentos no INSS, as perícias não estão garantidas. Segundo informações repassadas ao Diário pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), os profissionais da categoria só voltarão ao trabalho após vistoria realizada pela própria associação, que divulga diariamente em seu site a lista de cidades e agências que serão averiguadas. Ainda não há data prevista para a vistoria da entidade em Santa Maria.

Em posicionamento divulgado no site oficial, a ANMP afirma que "ao ignorar o laudo técnico sanitário feito pelo corpo funcional do próprio governo (Peritos Médicos Federais) e simular vistorias por conta própria com checklist adulterado, o INSS e a Secretaria de Previdência colocam em risco a vida do cidadão brasileiro". Além disso, reforça que os profissionais representados só retornarão às atividades presenciais quando, na vistoria feita pela categoria, "houver aprovação dos itens de segurança".

Prefeito de Santa Maria testa positivo para Covid-19

PUNIÇÃO
A Secretaria de Previdência esclarece que "as vistoriais necessárias e oficiais para declarar aptas as agências a retomarem o atendimento presencial das perícias médicas continuam acontecendo. Já foram declararam habilitadas mais de 150 agências do INSS em todo o Brasil". Conforme a pasta, os peritos são comunicados individualmente sobre a necessidade de voltar ao trabalho. Caso os profissionais se recusem a voltar, serão adotadas medidas administrativas, como o corte do ponto dos faltosos.

Pelo menos 14 peritos trabalham na agência do INSS em Santa Maria. Schneiders afirma que não sabe quantos irão retornar. Eles ainda podem alegar ser do grupo de risco para o coronavírus, em função da idade ou doença, outro fator que contribui para a incerteza.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: negócio de família com 33 anos de trajetória se reinventa Anterior

VÍDEO: negócio de família com 33 anos de trajetória se reinventa

Próximo

Caixa conclui pagamentos do FGTS emergencial nesta segunda-feira

Economia