portas fechadas

VÍDEO: agência do INSS segue fechada para todos os serviços em Santa Maria

Previsão é de retomada dos atendimentos presenciais no dia 28 de setembro

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Com portas fechadas, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspende atendimentos que deveriam ser retomados nessa segunda em Santa Maria.  

De acordo com um dos funcionários, após estagiária testar positivo para Covid-19, todos os serviços foram suspensos, até mesmo as perícias que já estavam agendadas.

O segurado pode acessar o site Meu INSS, no Mapa de Agências Abertas para verificar quais cidades estão oferecendo serviços. Até o momento, apenas 38 cidades do Rio Grande do Sul estão com agências INSS abertas.


Daniel Mardion Rosa da Silva, 45 anos, passou boa parte do período da pandemia tentando realizar o serviço de perícia.

- Cinco meses que estou marcando e remarcando a perícia. Hoje cheguei aqui antes do horário agendado e só me deram um papelzinho com um novo número para agendamento. O aplicativo não funciona mais e ninguém informou mais nada aqui na agência - explica Silva.

A reportagem não registrou filas para atendimento nem para informações, apenas dois funcionários avisando sobre a suspensão dos agendamentos. 

Chuva continua, e instabilidade persiste durante a semana em Santa Maria

Através de e-mail, o gerente executivo do INSS de Santa Maria, Rodrigo Schneiders Brasiliense da Silva, explicou que a agência da cidade estava entre as cinco da região que poderiam reabrir nesta segunda e que isso foi resultado do trabalho forte realizado junto à Superintendência Regional Sul e à Direção Central em Brasília. 

Ele explica que, após o teste de um dos colaboradores ter o resultado positivo para coronavírus, "Os servidores foram enviados para suas casas, para isolamento e com a instrução de qualquer sintoma, sejamos informados, para tomar as decisões pertinentes".

VÍDEO: em ano de pandemia, maioria dos salões ficarão vazios na Semana Farroupilha

O gerente executivo informa, ainda, que até o dia 18 de setembro, todos os funcionários permanecerão em observação. Caso nenhum desenvolva sintomas, o trabalho interno da agência será retomado no dia 21 de setembro e a reabertura para atendimentos presenciais, no dia 28.

Os serviços que serão inicialmente disponibilizados são cumprimento de exigências, prova de vida, avaliação social e reabilitação profissional. Para todos esses serviços, deverá ser feito agendamento prévio. Perícias médicas permanecem indisponíveis em função das adaptações as quais os consultórios estão passando. Além disso, Rodrigo ressalta que "os médicos não fazem parte da estrutura do INSS, mas sim da Subsecretaria de Perícia médica do Ministério da Economia, por isso não temos gerência sobre esses servidores".  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190