economia

Qual a proposta do Sindilojas para viabilizar a vinda da Havan para Santa Maria

Deni Zolin

Foto: Pedro Piegas (Diário)
O local onde a Havan deve se instalar em Santa Maria, ao lado do Lar das Vovozinhas

Já existe um rascunho da proposta para abertura do comércio de Santa Maria em quase todos os feriados do ano, o que é sinal de que as negociações devem andar sem maiores problemas. Na sexta-feira pela manhã, os presidente dos sindicatos dos Comerciários, Rogério Reis, e dos Lojistas, Ademir José da Costa, tiveram uma reunião em que debateram pontos principais, até para definir o que tem ou não chance de ser levado adiante.

Agora, a proposta oficial será colocada no papel para ser analisada formalmente após o Carnaval. Segundo Costa, a proposta do Sindilojas deve prever a definição de um prêmio para o funcionário que trabalhar em cada feriado. Esse bônus extra a ser pago aos trabalhadores deve ter um valor para as lojas que quiserem abrir em cinco feriados (Corpus Christi, 7 de setembro, 12 de outubro, 15 de novembro e 8 de dezembro, como ocorreu em 2018), e outro valor para os demais feriados.

O Sindilojas ainda não definiu se irá prever que as lojas terão total liberdade para escolher em quais (e quantos) feriados vão abrir ou se terão de cumprir um dos dois calendários pré-determinados.

Havan confirma local onde construirá megaloja em Santa Maria

Em 2018, o prêmio para o funcionário era de R$ 65 por feriado trabalhado, além de folga para compensar no prazo de 30 dias, dois vales-transporte e mais R$ 17 para o almoço para a loja que optou por dar uma hora de intervalo. Já para a loja que deu duas horas de intervalo, era preciso fornecer quatro vales transporte ou quantos fossem necessários para o funcionário ir almoçar. Agora, será preciso definir os valores para este ano e a diferenciação de prêmios entre os feriados.

- Na reunião, falamos sobre a vinda do diretor da Havan e consentimos que precisamos construir uma proposta que seja viável para Santa Maria antes do fim da atual convenção. Nós entendemos que alguns dias são mais importantes, como os feriados que caem em sextas, sábados e no início de mês. O problema vai ser chegar em valores adequados para todos (sobre os prêmios por feriado trabalhado) - afirmou Costa.

Ainda segundo o presidente do Sindilojas, as direções dos dois sindicatos também já teriam quase chegado a um consenso sobre quais feriados será proibido abrir utilizando mão de obra: Natal, Ano Novo, Sexta-Feira Santa, Dia do Trabalho e Finados. Essa ideia é um pouco diferente daquela admitida pela rede catarinense Havan, que gostaria de fechar só em Natal, Ano-Novo, Páscoa e Dia do Trabalho.

Essas datas e ideias iniciais ainda podem ter alguma alteração, pois o Sindilojas irá consultar os lojistas. E vale ressaltar que, depois de um pré-acordo entre os sindicatos, as propostas precisam ser aprovadas em assembleias - o que geralmente ocorre.

Já Rogério Reis, que preside o Sindicato dos Comerciários, afirmou na sexta-feira que aguardará a proposta oficial para poder analisá-la.

ACORDO DEVE SAIR LOGO E LIBERAR HAVAN
O dono da rede Havan, Luciano Hang, afirmou que, se até 12 de março, não houver acordo para a abertura em feriados, deixará a construção de sua megaloja de Santa Maria no final da fila - ou seja, não sairia mais neste ano. Segundo Ademir da Costa, do Sindilojas, a intenção é chegar a um pré-acordo entre os sindicatos bem antes do dia 12. Portanto, tudo indica que não deve haver empecilho à vinda da Havan.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Loja de roupas vai ocupar espaço onde ficava a Frizzo Calçados Anterior

Loja de roupas vai ocupar espaço onde ficava a Frizzo Calçados

2019 começa com corte de empregos em Santa Maria Próximo

2019 começa com corte de empregos em Santa Maria

Economia