Eleições 2016

PT decide ir de chapa pura à prefeitura em Santa Maria 

Marcelo Martins

"

O PT resolveu acelerar o processo de composição da chapa à prefeitura de Santa Maria. Os petistas decidiram que Helen Cabral, ex-vereadora e candidata à prefeitura em 2012 pelo partido, será o nome a vice ao lado de Valdeci Oliveira. Helen ficou em segundo lugar na eleição daquele ano quando fez, à época, 37,1 mil votos. 

Ainda na tarde desta quinta-feira, a cúpula petista esteve reunida para agilizar as tratativas. Já na noite desta quinta, o PT Amplo – a maior corrente da sigla e que tem como padrinho político o deputado federal Paulo Pimenta – se reúne para comunicar o nome dela aos partidários. Quem estava, até então, no páreo pela vaga era o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort, que já adiantou que não concorrerá mais a vereador. 

A escolha pelo nome de Helen – ainda que seja dada como "indicativo" pela direção partidária – é tida como irreversível, como revelam os petistas nos bastidores. Ao Diário, Helen diz que a ideia inicial dela era concorrer à vereança. Mas, agora, frente ao desafio, ela se mostra empolgada com a vaga oferecida:

– Houve muita pressão da militância e do próprio partido. Mas estou confiante que o Valdeci e eu temos um projeto de retomada do crescimento e de investimentos na saúde e na educação. 

"Houve muita pressão do partido", diz pré-candidata a vice do PT que concorrerá no pleito deste ano

O anúncio oficial da dobrada Valdeci/Helen será feito na manhã de sábado, às 9h, em evento regional da sigla, no Legislativo. 

Partidos têm reuniões para intensificar estratégias à corrida eleitoral em Santa Maria

Agora, no momento, são duas pré-candidaturas que apostam na fórmula de paridade de gênero: a petista, e a de Fabiano Pereira (PSB), que tem como vice Magali Marques da Rocha (PMDB). 

Sem coligação

Também ontem, teve desfecho um ensaio de aproximação entre duas pré-candidaturas à prefeitura, a de Marcelo Bisogno (PDT) e a de Werner Rempel (PPL). 

As tratativas não prosperaram. Não houve, de nenhum lado, a sinalização de quem poderia ceder à cabeça de chapa. Mesmo assim, os dois afirmam que "nada impede uma futura aproximação".

Adesões

A pré-candidatura de Fabiano (PSB) e Magali (PMDB), que já conta com o apoio do PTB, contabiliza novas adesões. O PV oficializou, na última quarta-feira, e o PSD fará o mesmo nesta sexta-feira, adianta Fabiano Pereira. Para segunda-feira é esperado o ingresso do PPS, diz.

E no sábado, às 10h, um grande evento será realizado para oficializar o apoio oficial do PMDB à pré-candidatura.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PDT e PPL tratam de possível aliança à prefeitura de Santa Maria

Próximo

Tire dúvidas sobre o uso de farol baixo aceso durante o dia, que será obrigatório a partir desta sexta

Economia