Na esteira do período de convenções partidárias, que começou no último dia 20 e segue até 5 de agosto, surge no horizonte a possibilidade de mais uma pré-candidatura à prefeitura de Santa Maria. Isso porque o PSTU ensaia um voo solo ao Executivo municipal.
Candidatos à prefeitura de Santa Maria podem gastar até R$ 770 mil no 1º turno
Se isso ocorrer, de fato, o número de pré-candidaturas à prefeitura passará dos atuais sete para oito. Em maio, chegou a ter 10 nomes que miravam à majoritária.
Partidos definem datas para convenções à prefeitura de Santa Maria
A sigla, contudo, terá um encontro na manhã deste sábado com a direção do PSol, que tem como pré-candidato Alcir Martins, para definir se o PSTU estará ou não ao lado dos psolistas.
Única vaga para vice-prefeito ainda não preenchida é do PSol em Santa Maria
Mas há entraves que impedem uma costura entre os dois partidos. A política de alianças do PSol, em âmbito nacional, é um obstáculo, adianta o presidente do PSTU local, Paulo Weller, que é professor municipal.
Até agora, são sete pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria
O PSTU, no pleito de 2012, concorreu à prefeitura com Jeferson Cavalheiro, que ficou em último naquele ano, com 1,8 mil votos. Ainda no começo deste mês, Cavalheiro anunciou sua saída do partido.
Mesmo assim, o PSTU não quer deixar de marcar seu espaço na eleição deste ano, como revela o atual presidente, Paulo Weller:
– Temos, sim, essa ideia de irmos à prefeitura. De qualquer maneira, vamos iniciar a próxima semana já com o cenário definido: se vamos de candidatura própria ou se vamos estar ao lado do PSol.
Em caso de o PSTU ter candidatura própria, o partido vai de chapa pura. O PSol também deve bater o martelo, neste sábado, quanto à escolha de quem estará ao lado de Alcir Martins na corrida à prefeitura.
Calendário
A partir do próximo dia 29, será aberto o período de convenção partidária em Santa Maria. O calendário prevê encontros de três dias – 29, 30 e 31 – em que as siglas irão oficializar suas apostas à prefeitura.