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Prefeitura faz estudo para voos de Santa Maria a São Paulo

Deni Zolin


Foto: Prefeitura de Santa Maria

Após a confirmação por parte da Aeronáutica de que poderá fazer a obra de ampliação do Aeroporto Civil de Santa Maria, possivelmente em 2020, o vice-prefeito Sergio Cechin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, partiram para as tratativas com empresas aéreas para tentar um voo daqui a São Paulo. Ontem, aproveitando a presença do presidente da Gol, Paulo Kakinoff, em solenidade no Palácio Piratini, ambos foram à Capital para apresentar dados sobre o volume de passageiros que partem de avião, daqui a Porto Alegre, mas com destino final na capital paulista. A ideia foi mostrar o potencial de Santa Maria e pedir um voo para São Paulo. Ficou acertado que Falk e uma comitiva empresarial de Santa Maria irão, em breve, para uma reunião com a Gol, na capital paulista, para tratar da viabilidade de fazer essa nova rota.

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- Focamos bem na questão comercial e apresentamos para a Gol os dados do potencial de passageiros, pois o que eles querem saber é se há gente suficiente para lotar um avião. Como qualquer empresa, eles querem ter lucro - comentou o secretário, que ficou feliz com a receptividade da companhia aérea em relação a Santa Maria.

Uma das ideias apresentadas por Falk foi de criar um voo no trajeto Santa Maria-Florianópolis-São Paulo, pois isso aumentaria o potencial para encher um avião a jato com os passageiros com interesse em ir para as capitais catarinense e paulista - até porque, hoje em dia, quase não há voos de Porto Alegre a Florianópolis, e um trajeto partindo de Santa Maria poderia ser uma opção também para quem é de outras cidades do Estado.

É UM PRIMEIRO PASSO
Esse início de tratativas com a Gol ainda é incipiente, mas já é uma esperança para que Santa Maria tenha voos para São Paulo. Se desse certo essa ideia de uma rota Santa Maria-Florianópolis-São Paulo, seria uma grande conquista para a cidade, pois permitiria voos para duas importantes capitais. Caso as tratativas com a Gol não derem certo, não significa o fim do sonho dessa rota. A prefeitura deve tratar também com a Azul, que já tem o voo daqui a Porto Alegre desde 2013 em aviões de 70 lugares. E nada impede que tente também com a Latam futuramente.

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Porém, para ter voos para São Paulo com jatos maiores, dependerá da ampliação do aeroporto, que ainda não tem data oficial para ocorrer, mas possivelmente sairá do papel em 2020 ou 2021. Após a recente liberação da Aeronáutica, a prefeitura fará os projetos que faltam para poder licitar a obra, que tem previsão de durar 10 meses. O custo será de R$ 8 milhões, com verba federal já garantida. Com a obra, a capacidade do aeroporto deve passar dos atuais 90 para 160 passageiros, tendo condições de receber jatos maiores. Isso é fundamental porque os aviões da Gol são os Boeing 737-800, de 186 assentos, e 737-700, de 138 assentos.

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