Administração pública

Prefeitura de Santa Maria aposta em fiscalização integrada para obter maior eficiência e agilidade

"

Eficiência tem sido a saída encontrada por muitas prefeituras para contornar a crise e, principalmente, enfrentar a escassez de recursos. Santa Maria aposta em uma nova ferramenta para otimizar os processos relacionados à fiscalização. 

Ainda no fim do mês passado, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) assinou um decreto que objetiva implantar técnicas mais ágeis e que possibilitem uma integração da fiscalização no município. A ideia é que, em um primeiro momento, fiscais de quatro secretarias – Desenvolvimento Urbano, Finanças, Meio Ambiente e Saúde – contem com um documento chamado Relatório de Fiscalização Integrada que, na prática, possibilitará um boletim completo de vistoria com todas as ações de fiscalização. 

Mesmo que o serviço, atualmente, seja setorizado, abre-se o leque de atuação do servidor. Ou seja, ele não ficará mais limitado às demandas que são apenas referentes à sua pasta. 

– O servidor segue indo a um estabelecimento e observando o cumprimento das demandas que são pertinentes à sua pasta. Porém, a vantagem do relatório é, justamente, permitir uma maior interface entre as pastas – projeta o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Beloyannes Orengo de Pietro Júnior.

A ideia é que o formulário, que está em fase de conclusão, tenha sua primeira aplicação em até 60 dias. Os questionamentos e a formatação final dele serão decididos pelo Comitê de Fiscalização Integrada – com a participação de funcionários da prefeitura – e que, no momento, está em fase de indicação de nomes das pastas envolvidas. 

Pessoal

A prefeitura começará, nos próximos dias, a trabalhar na definição de quantos funcionários atuarão nos serviços de fiscalização integrada. Hoje, o poder público tem 124 fiscais que atendem a uma ampla demanda de serviços que vão desde trânsito, transporte, Código de Posturas, questões tributárias e emissão de alvarás e de licenças (ambientais e sanitárias), entre outros.

Atualmente em Santa Maria há 15 mil atividades econômicas – entre empresas, indústrias e prestadores de serviços – obrigados a ter Alvará de Localização e sujeitos à vistoria anual.

Resultados

Com essa ferramenta moderna de fiscalização, a prefeitura pretende alcançar resultados como redução substantiva do número de infrações, mais confiabilidade nas informações prestadas pelo servidor à população, efetiva padronização dos procedimentos fiscais e menor custo operacional. Além de aumento na capacidade de atendimento às demandas e também melhor gestão dos serviços executados. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Câmara de Dilermando de Aguiar prevê gasto de até R$ 6,7 mil em máquina de café 

Próximo

Luz na Avenida dos Ferroviários voltará após quase um ano e meio em Santa Maria 

Economia