Foto: Renan Mattos (Diário)
Dois levantamentos nacionais apontam resultados positivos nas vendas de Natal. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a pesquisa feita entre 400 empresas que englobam 30 mil pontos de venda distribuídos em todo o país apontou um crescimento de 5,5% nas vendas nos shoppings.
Segundo o balanço da Alshop, em todo o ano o varejo de shopping cresceu 6,0%, com um faturamento de R$ 156,3 bilhões. Os segmentos que mais cresceram foram perfumaria e cosméticos (8,0%), óculos, bijuterias e assessórios (8,0%), brinquedos (8,0%), pets (7,5%) eletrodomésticos (6,0%) e celulares e smartphones (6,0%) vestuário masculino e feminino (1,6%), eletroeletrônicos (5,0%). Já o setor de calçados caiu 5,0%.
Petrobras reduz em 4,7% preço do gás para indústria e comércio
Já a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgaram ontem que houve um crescimento de 2,66% nas vendas de Natal no Brasil na comparação com 2017, sendo o melhor desempenho desde 2014.
A pesquisa levou em consideração as consultas para vendas a prazo entre os dias 4 e 24 de dezembro deste ano, período mais lucrativo do ano para o varejo. No ano passado, foi registrada alta de 2,13%. Nos anos anteriores, houve uma sequência de quedas: -2,29% (2016), -4,16% (2015) e -8,3% (2014). A coluna não conseguiu ainda o resultado das vendas em Santa Maria.