dados alarmantes

Outubro registra recorde de famílias endividadas no Rio Grande do Sul

18.357

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos revelou que o número de famílias gaúchas endividadas segue em elevação no Rio Grande do Sul. De acordo com a pesquisa divulgada pela Fecomércio nesta quinta-feira, o percentual de famílias endividadas no Estado foi de 84,2% em outubro. Se comparado com outubro do ano passado, o percentual teve aumento, quando naquele período registrou 68,4%.

Apesar do número de famílias endividadas ser cada vez maior, o percentual de famílias com contas em atraso foi de 24,2% - uma redução em relação ao ano passado, quando o índice era de 29,9%. Uma vez que as condições econômicas atuais são mais desfavoráveis às famílias, com aumento da inflação e alta dos juros, este movimento emite um sinal de alerta para a possibilidade da piora dos indicadores de inadimplência nos próximos meses.

VÍDEO: loja de Santa Maria vira febre entre os famosos e já vestiu até o ex-BBB Gil do Vigor

Ainda segundo a Fecomércio, o percentual de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso dentro dos próximos 30 dias atingiu o menor valor da série histórica, desde janeiro de 2010. Ao registrar 3%, o percentual teve redução tanto na comparação com o ano passado (13%) quanto frente ao mês anterior (3,3%).

- Este resultado mostra que as famílias estão evitando entrar numa condição de inadimplência mais prolongada, o que as alijaria de acessar o crédito, que parece estar assumindo papel relevante na dinâmica dos orçamentos familiares - afirmou o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.

A pesquisa apontou também que apenas 13,7% das famílias se dizem "muito endividadas", tendo este valor aumentado frente a outubro de 2020 (12,1%) e apresentado leve queda na margem (13,8%).

- O comportamento das famílias remete a um consumo mais cauteloso, que apesar de levar ao endividamento, não leva à inadimplência. Os próximos meses serão um teste importante para essa dinâmica, uma vez que a inflação continuará a penalizar os orçamentos e os juros encarecerão o crédito - comentou Bohn.

MUTIRÃO DE SANTA MARIA
Um mutirão para renegociação de dívidas começa na próxima semana em Santa Maria. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vai realizar o serviço, de forma online, entre 16 e 30 de novembro. Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo. Os atendimentos serão feitos via agendamento prévio pelo telefone (55) 3217-1286.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma online para receber login e senha. Em seguida, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF suspende portaria que proíbe demissão por falta de vacina Anterior

STF suspende portaria que proíbe demissão por falta de vacina

VÍDEO: loja de Santa Maria vira febre entre os famosos e já vestiu até o ex-BBB Gil do Vigor Próximo

VÍDEO: loja de Santa Maria vira febre entre os famosos e já vestiu até o ex-BBB Gil do Vigor

Economia