Impostos

Mais 15 mil donos de puxadinhos serão notificados a pagar IPTU em Santa Maria

Deni Zolin

A Secretaria de Finanças de Santa Maria prepara os três e últimos lotes de notificações a donos de imóveis não regularizados na prefeitura. A primeira remessa, de 5 mil notificações, será enviada a partir desta segunda-feira, e chegará aos donos de imóveis com puxadinhos ou totalmente irregulares nos próximos dias, pelos Correios – são relativos a casos de todos os bairros da cidade. 

Homem mata ex-mulher e se mata em Rosário

Depois disso, haverá um segundo lote, com mais 5 mil avisos, em 1º de setembro, e o último, como o mesmo número de notificações, a partir de 21 de setembro. Com isso, serão 15 mil cobranças em apenas um mês.

Os proprietários que receberem as cartas terão um prazo de 30 dias para ir até o 1º andar da prefeitura, nos guichês de atendimento, para contestar a cobrança e pedir nova medição do imóvel, ou para já pegar o boleto extra de IPTU, relativo só à área não cadastrada e que não era cobrada pela prefeitura até então – o município descobriu essas áreas por meio do recadastramento, quando funcionários de uma empresa terceirizada visitaram e mediram quase todos os imóveis da cidade. 

Preso suspeito de matar a avó e ferir o tio a facadas

Só para facilitar o entendimento: há pessoas que têm uma casa, mas na prefeitura, só está registrado o terreno e não consta a casa, o que faz o cidadão pagar bem menos IPTU. Também é comum a pessoa ter uma casa de 80 m² e um puxadinho de 40m² que não está cadastrado na prefeitura – com isso, só pagava IPTU por 80m², mas agora receberá um carnê extra para pagar pelos 40m² também, e com uma alíquota maior.

Jovem morre depois de ser baleado em Santa Maria

O secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia, reforça que isso é uma questão de justiça fiscal, para que todos paguem exatamente de acordo com o tamanho do imóvel que têm. Ele lembra que, se o contribuinte não for à prefeitura no prazo de 30 dias para contestar ou pegar o boleto, acabará recebendo a cobrança em casa, pelos Correios mesmo assim.

Bebê segura na mão de médico durante o parto, e foto causa emoção

Por isso, não tem choro. Não adianta fingir que não viu a notificação. A cobrança virá igual. E quem não pagar pode ficar com o nome sujo no cadastro de inadimplentes do SCPC.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cavalos crioulos vão brilhar no Freio de Ouro nesta semana 

Próximo

Mega Sena e outras três loterias acumulam, e prêmio pode chegar a R$ 41 milhões

Economia