A inflação voltou a crescer em Santa Maria, de acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Laboratório de Práticas Econômicas (Lape) do Cento Universitário Franciscano (Unifra). Segundo o boletim, a variação do ICVSM foi de 0,74% em maio, chegando ao acumulado de 4,98% em 2016 e de 9,62% nos últimos 12 meses.
Custo de vida em Santa Maria aponta que tomate passou de vilão a mocinho
O percentual superou o mês de abril (0,47%), mas foi menor do que o registrado em março deste ano (0,90%). O grupo com a maior variação em maio foi o do transporte (2,65%). O aumento é explicado pelo reajuste das tarifas de ônibus no município, concedido pela prefeitura e que passou a valer em 2 de maio. No entanto, ainda nesse grupo, os preços da gasolina e do etanol apresentarem queda de -2,5% e -3,7%, respectivamente.
Quilo da carne varia até 200% em nove supermercados de Santa Maria
Os grupos de habitação e da alimentação também tiveram alta. O primeiro, depois de uma sequência de quedas, teve variação de 0,71% e, o segundo, uma alta de 0,68%, número menor que o de abril, quando a alta foi de 1,69%. Nesse grupo, a alimentação fora de casa teve um aumento significativo, tanto em restaurantes (+4,1%) como em estabelecimentos de lanches rápidos (6%).
A melancia (28,1%), alface (18,6%) e o caqui (18,4%) foram os alimentos com maiores aumentos. Já a laranja (-16,8%) e a bergamota (-15,8%) tiveram quedas nos preços, em função principalmente por serem frutas consideras da época.