Contagem regressiva

Feira do cooperativismo deve reunir 250 mil pessoas até o domingo em Santa Maria

Mariana Fontana

"

Entre os maiores eventos de Santa Maria, a 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária começam oficialmente nesta sexta-feira, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, aos fundos da Basílica da Medianeira. 

A programação inclui uma série de seminários, oficinas e reuniões paralelas, além de programação cultural e comercialização de produtos. A montagem da feira começou no último dia 30 e está na fase final. Conforme a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, cerca de 10 mil opções de itens vão estar à venda nos pavilhões, desde artesanato a produtos da agricultura familiar. 

A estimativa de público, segundo a organização, é de 250 mil pessoas. Segundo a coordenadora, são centenas de comissões que organizam a feira. Só em Santa Maria, há 65 grupos envolvidos na organização do evento. De acordo com a irmã, ainda não há confirmação do número exato de quantos expositores irão comparecer à feira. 

No entanto, ela ressalta que haverá representações de todos os estados brasileiros, assim como de países da América Latina. Apesar do momento difícil na economia do país, o evento deve seguir os padrões das últimas edições.

– Temos um ano mais difícil, em função da crise, que barrou alguns projetos. Mas, da mesma forma, será uma festa gigantesca, porque o mutirão e a solidariedade ajudam a fortalecer a feira – destaca a coordenadora.

Foco solidário

Irmã Lourdes ressalta que a feira não tem apenas o foco da comercialização, sendo voltado também para um processo de formação.

– A feira é mais do que se vê e do que se vende, é mais do que a comercialização. É um processo formativo muito importante, que faz acontecer o cerne da feira – ressalta a irmã. 

Entre as regras para a feira, estão a proibição da comercialização de refrigerantes, consumo de cigarros e a água não é comercializada. Além disso, os produtos são de procedência ecológica. A ideia é trabalhar a teoria e a prática, aproximando as atividades do campo e da cidade, as diferentes culturas e etnias.

Os detalhes da programação no site www.esperancacooesperanca.org.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tire dúvidas sobre o uso de farol baixo aceso durante o dia, que será obrigatório a partir desta sexta

Próximo

Votação na Consulta Popular termina nesta quinta-feira 

Economia