Foto: Reprodução
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência para a manhã deste sábado (3) a fim de discutir o ataque realizado pelos Estados Unidos contra a Venezuela. A informação foi confirmada nas primeiras horas da manhã.
O governo federal já manteve contato com autoridades venezuelanas para acompanhar de perto a situação no país vizinho. O encontro ocorrerá no Palácio Itamaraty, em Brasília, mas ainda não há confirmação oficial sobre quais ministros participarão da reunião.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que forças americanas realizaram, durante a madrugada, um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita por meio de uma rede social.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estava de férias até a próxima terça-feira (6), porém decidiu encurtar o afastamento e retornar a Brasília. Até a chegada dele, a condução do Itamaraty está sob responsabilidade da secretária-executiva da pasta, Maria Laura da Rocha.
O presidente Lula também está fora da capital federal neste período de fim de ano. Ele e a primeira-dama, Janja da Silva, encontram-se na base militar da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.
Veja o vídeo
Leia também
- Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra resposta da ONU
- Eduardo Leite vê intervenção na Venezuela como ameaça à paz na América Latina
- Vice-presidente da Venezuela exige dos EUA prova de vida de Maduro
- Rússia critica ataque dos EUA à Venezuela e pede solução diplomática
- Autoridades de Santa Maria e do Estado se manifestam sobre ataque dos EUA à Venezuela
- Líderes mundiais reagem a ataque e captura de Maduro e clamam por respeito à soberania