A primeira bebida energética orgânica do Brasil, que está sendo vendida no país e também no Chile, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão (foto acima), é fabricada aqui em Santa Maria. A Organique Energy Drink, desenvolvida por um empresário de Porto Alegre, é feita à base de açaí, erva-mate e guaraná orgânicos, sem adição de conservantes ou corantes.
Segundo o gerente de marketing da BrasilBev, Thiago Folle, a ideia de criar a bebida foi do diretor da Organique, João Paulo Sattamini, que morava em Porto Alegre e colocou a mão na massa até conseguir chegar o produto final.
- Ele fazia um MBA e teve a ideia de fazer um produto genuinamente brasileiro e orgânico. Em casa, usando uma panela mesmo, ele foi testando e desenvolveu a fórmula em 2009. A fabricação começou a ser feita em 2012 - conta Folle.
A empresa cuida desde a compra da matéria-prima até a distribuição. Mas a produção foi terceirizada. A bebida é fabricada e enlatada em Santa Maria, na indústria Santamate, no Passo das Tropas, mas não é vendida aqui. Segundo Folle, as vendas anuais giram entre 500 mil e 600 mil latas.
Apesar de a bebida estar à venda em lojas especializadas de todo o país e em redes de mercados, como o Pão de Açúcar, o foco sempre foi a exportação. Por isso, o empresário João Sattamini trabalha hoje em San Francisco, da Califórnia, para ampliar as vendas da marca nos Estados Unidos. No site da empresa no Japão (www.organiq.jp), há relatos de vários atletas japoneses de maratonas e ultramaratonas que avaliam o produto.
"