emprego

Em 5 anos, Santa Maria registra 4,9 mil acidentes de trabalho

Deni Zolin

Foto: Reprodução

O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo Ministério Público do Trabalho, tem um mapa digital e interativo (acima) em que é possível acompanhar as alarmantes estatísticas de acidentes de trabalho no país e, também, por cidade. Clicando no mapa do site, chega-se à informação de que, só em Santa Maria, de 2012 a 2017, foram registrados 4.925 casos de acidentes de trabalho, o que inclui 15 mortes de trabalhadores. E possivelmente há muito mais casos, pois nem tudo que ocorre é registrado.

RGE vai substituir 100 postes de madeira por de concreto em Dilermando de Aguiar

Durante evento, na quinta, em Santa Maria, a vice-coordenadora da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-RS, procuradora Priscila Dibi Schvarcz, lotada em Passo Fundo, informou que, segundo dados do Observatório Digital, de 2012 até 10/10/2018, o Brasil gastou R$ 75,1 bilhões em benefícios previdenciários acidentários (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente - sequelas). Além disso, foram 344,734 milhões de dias de trabalho perdidos, 4,380 milhões de acidentes de trabalho registrados e 16.288 mortes por acidente de trabalho notificadas.

Agência dos Correios no Bairro Camobi vai fechar

No evento, Priscila reforçou a secretários municipais de Saúde da região e representantes de hospitais e grandes empresas, entre outros, a importância de que profissionais das unidades de saúde façam o registro dos casos de acidentes de trabalho e adoecimentos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (Sist). Só assim, haverá um controle maior da quantidade de casos para permitir a adoção de medidas preventivas. Ela lembrou que essa notificação é obrigatória. Caso os municípios e hospitais não passem a abastecer o sistema de forma correta, o MPT poderá entrar com ações judiciais para cobrar a realização dos registros.

OS DADOS

Total de registros de 2012 a 2017 em Santa Maria chega a 4.925 acidentes

Principais casos na cidade, de 2012 a 2017

  • Corte, laceração, ferida contusa, punctura (furo) - 878
  • Fratura - 775
  • Lesão imediata - 647
  • Distensão, torção - 572
  • Escoriação, abrasão (ferimento superficial) - 539
  • Contusão, esmagamento - 535
  • Luxação - 252
  • Queimadura ou escaldadura - 110
  • Lesões múltiplas - 107

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Menos produtos industrializados e empregos Anterior

Menos produtos industrializados e empregos

RGE vai substituir 100 postes de madeira por de concreto em Dilermando de Aguiar Próximo

RGE vai substituir 100 postes de madeira por de concreto em Dilermando de Aguiar

Economia